O maior “Festival do Leitão” da região ‘arranca’ hoje em Negrais

Até domingo, não deixe de apreciar o bom leitão assado, à maneira saloia, numa festa que pretende ser também um meio de divulgação e promoção da gastronomia da região.

Durante três dias o leitão assado de Negrais dá o mote ao maior “Festival do Leitão” na região, que decorre de 25 de julho (sexta) a 28 de julho (domingo), no Largo do Rossio, ponto de encontro para servir um dos pratos que referência e identidade do concelho de Sintra.

Não deixe de apreciar o bom leitão assado, à maneira saloia, numa festa que pretende ser também um meio de divulgação e promoção da gastronomia da região, com entrada livre.

Como sempre acontece, decorre em espaço coberto, criado para o efeito, no Largo do Rossio, em Negrais, com a participação dos vários restaurantes da povoação e pontos de venda a retalho, que se dedicam à preparação tradicional iguaria.

Espaço coberto, criado para o efeito, no Largo do Rossio, em Negrais | Fotografia, Rui Maximiano – facebook

Talvez nos finais do século XVIII já fosse possível inscrever alguns nomes dos primeiros assadores de Negrais, caso de Manuel e António Joaquim Pacheco, Sabino, Domingos Silvestre, Caneira e Luís Feliciano são nomes sonantes dos antigos assadores. Frequentavam as feiras religiosas à volta de Lisboa, como as de Nossa Senhora do Cabo Espichel, Nossa Senhora da Nazaré, Nossa Senhora da Luz, Feira das Mercês, Caneças e Nossa Senhora da Rocha.

O leitão assado de Negrais, surge, intimamente ligado às feiras tradicionais da região. O festival é organizado pela União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar e pela Câmara Municipal de Sintra.

O recinto abre, abre portas esta sexta-feira dia 26, das 18h00 até à meia-noite, e no sábado, dia 27 do meio-dia à meia noite. No último dia, a abertura está marcada para a mesma hora, mas o recinto encerra às 22h00.