“Pé da Serra” integra programa “Aldeia Segura – Pessoas Segura”

COLARES | O programa "Aldeia Segura – Pessoas Seguras" procura garantir uma maior proteção das aldeias em caso de incêndio, protegendo os aglomerados populacionais face a incêndios rurais.

O Executivo Municipal aprovou esta terça-feira, em reunião de Câmara, a inclusão da povoação “Pé da Serra” no programa “Aldeia Segura – Pessoas Seguras“, no âmbito do protocolo de colaboração celebrado a 6 de junho, entre entre o Município de Sintra, a Freguesia de Colares e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Almoçageme.

“O programa tem como objetivo incentivar a consciência coletiva de que a proteção é uma responsabilidade de todos”, sublinhou Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, acrescentando que “esta medida surgiu no âmbito das estratégias de proteção das localidades sintrenses, face a incêndios rurais e da sensibilização as populações para a adoção de práticas que minimizem o risco de incêndio”.

O programa “Aldeia Segura – Pessoas Seguras” procura garantir uma maior proteção das aldeias em caso de incêndio, protegendo os aglomerados populacionais face a incêndios rurais e promovendo os procedimentos a adotar em necessidade de evacuação.

Recorde-se, o programa, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPC), foi implementado pela Autarquia no ano anterior, nas povoações de Azóia, Atalaia, Ulgueira, Almoçageme, Casas Novas e Penedo, Banzão, Mucifal, Colares, Vinagre, Eugaria e Gigaroz, localizadas na freguesia de Colares.