Workshop ensinou doentes renais a cozinhar de forma saudável

Cada pessoa com doença renal tem preferências alimentares e necessidades nutricionais diferentes, mas é importante que as escolhas sejam adaptadas.

Workshop de nutrição, dedicado a doentes renais, familiares e cuidadores

A DaVita Portugal, em parceria com a Associação Portuguesa de Insuficientes Renais, realizou um workshop de nutrição, dedicado a doentes renais, familiares e cuidadores, no domingo, dia 21 de julho, na Clínica DaVita Sintra, localizada no Centro Histórico da Vila de Sintra.

A iniciativa, orientada pela nutricionista Inês Moreira e apoiada pelo chefe de cozinha Rui Lopes, teve como objetivo a promoção de uma alimentação saudável, equilibrada e adequada às necessidades nutricionais das pessoas com doença renal, em diálise.

Nutricionista Inês Moreira e chefe de cozinha Rui Lopes

“Cada pessoa com doença renal tem preferências alimentares e necessidades nutricionais diferentes, mas é importante que as escolhas sejam adaptadas para que seja possível manter a qualidade de vida à medida que a doença progride”, explicam os responsáveis pela iniciativa.

A doença renal crónica carateriza-se pela deterioração lenta e irreversível da função dos rins. Como consequência da perda desta função, existe retenção no sangue de substâncias que normalmente seriam excretadas pelo rim, resultando na acumulação de produtos metabólicos tóxicos no sangue (azotemia ou uremia). Os doentes com diabetes, hipertensão arterial, obesidade e historial familiar de doença renal podem estar em risco de desenvolver esta doença.

O curso com uma duração de três horas, foi constituído por uma introdução teórica, orientada pela nutricionista Inês Moreira, e uma parte prática, com a confeção de uma refeição completa, com a orientação do chefe Rui Lopes, que apresentou receitas práticas e nutricionalmente ricas.

Receitas práticas e nutricionalmente ricas

O momento final terminou em convívio e degustação do menu – creme de abóbora com hortelã fresca; quinoa de bacalhau e legumes, aromatizada com funcho e hortelã da ribeira; e uma sobremesa de queijo quark, aveia e fruta fresca.

  • DaVita Portugal, localizada no Centro Histórico da Vila de Sintra, na Avenida General José Estevão de Morais Sarmento nº 1.