Espaço “Jardim do caracol” em Casal de Cambra vai ser requalificado

Uma "obra de grande importância", segundo Mário Santos, presidente da Junta de Freguesia, a par de outras na freguesia, que têm como propósito a "requalificação do espaço público e sua modernização".

O Jardim do Caracol, como é conhecido o espaço localizado no centro da Vila da Casal de Cambra, entre a Avenida de Espanha e a Rua de Istambul, vai sofrer obras de requalificação, depois de assinado o auto de consignação, que marcou o início da obra, na sexta-feira, no valor de 35 mil euros.

O local vai ficar “mais espaçoso, que permita a movimentação pedonal franca, a deslocação acessível a pessoas com mobilidade reduzida, incluindo carrinhos de bebés, com a demolição dos muretes/banco e canteiros sobre elevados existentes no local”, explica o site da Junta de Freguesia.

Tal como foi concebido, “impossibilitava a estadia e passagem a pessoas com mobilidade reduzida”, explica a autarquia, acrescentando que as obras já em curso, “concentra uma ação de regeneração urbana da vila de Casal de Cambra, com o intuito de qualificar, fortalecer e diferenciar a oferta no espaço público, reformulando a solução original, ao mesmo tempo que a valoriza, mantendo a identidade do local”.

Uma “obra de grande importância”, destaca Mário Santos, presidente da Junta de Casal de Cambra, à semelhança de outras na freguesia, com o propósito de “requalificação do espaço público e a modernização dos espaços para uso por todas as faixas etárias são uma prioridade para a Freguesia”.

A remodelação do traçado da iluminação pública, colocação de mobiliário urbano atualizado a renovação e construção de “um novo piso colorido que retrate e memorize o desenho da construção existente do caracol“, são objetivos para requalificar o espaço.

Recorde-se, a empreitada visa a reabilitação do espaço público de 263 metros quadrados, localizado entre a Avenida de Espanha (a nascente) e a Rua de Istambul (a poente) denominado localmente como Jardim do Bairro/Caracol, com um prazo de execução de 60 dias.