António Costa inaugura três novos Centros de Saúde em Sintra

Acompanhado por Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, o primeiro-ministro, António Costa inaugura esta segunda-feira, os Centros de Saúde de Almargem do Bispo, Agualva e Sintra.

O primeiro-ministro, António Costa, vai estar no concelho de Sintra, esta segunda-feira, dia 22 de julho, a convite do presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, para participar, na cerimónia de inauguração das Unidades de Saúde em Almargem do Bispo, Agualva e Sintra.

De acordo com o programa, António Costa inaugura às 09h30 a Unidade de Saúde de Almargem do Bispo, seguindo-se Agualva às 11h00 e Sintra às 12h15.

“Os nossos munícipes merecem ter acesso à saúde com dignidade e é nesse sentido que temos trabalhado. Faz parte da estratégia na saúde que estamos a concretizar em Sintra, com a construção de cinco novos centros de saúde e um novo hospital”, destacou recentemente, Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, na sequência de uma visita às obras de construção do centro de saúde de Agualva.

Recorde-se, o programa de investimento do município na área da saúde, implica um investimento de oito milhões de euros, na construção de cinco novos centros de saúde: Queluz (já a funcionar), Agualva, Sintra, Almargem do Bispo e Algueirão-Mem Martins (ainda em construção) e o futuro Hospital de Proximidade de Sintra, no valor de 29,617 milhões de euros.

Centro de Saúde em Almargem do Bispo

O novo Centro de Saúde de Almargem do Bispo, sediado na União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, abriu portas em 3 de junho, em Casal do Rebolo.

Serve um universo de cerca de 7.600 utentes, mediante um investimento de 775 mil euros da Câmara de Sintra.

O equipamento, possui um gabinete de planeamento familiar, quatro gabinetes médicos, dois de enfermagem e dois de tratamentos.

Centro de Saúde de Agualva

O Centro de Saúde, composto por duas unidades de saúde familiar, está localizado junto do mercado de Agualva, num edifício construído de raiz com três pisos.

A Unidade de Saúde Familiar (USF) 1 dispõem de um gabinete saúde para atendimento a mulheres e sobre planeamento familiar, dois gabinetes de consulta internos, três gabinetes de enfermagem, uma sala de tratamento de pensos, uma sala de tratamentos injetáveis, zona de apoio comum, sala de espera e receção.

A USF 2 é composta por receção e sala de espera, zonas de apoio administrativo e de prestação de cuidados de saúde, outro gabinete de saúde feminina e planeamento familiar, dois gabinetes de consulta interna, três gabinetes de enfermagem, salas de tratamento de pensos e injetáveis, oito gabinetes de consultas, sala de reuniões e para funcionários com cafetaria.

A construção do centro de saúde, implicou fazer um investimento de 1,1 milhões de euros, financiada em 30% pelo município de Sintra, que também cedeu o terreno e foi responsável pela obra.

Centro de Saúde de Sintra

O novo Centro de Saúde de Sintra, sediado na União das Freguesias de Sintra, funcionou durante muitos anos em instalações pouco adequadas à função, num prédio de habitação junto à estação ferroviária de Sintra. As novas instalações (foto) funcionam no edifício que resultou da recuperação e ampliação da antiga residência do médico Desidério Cambournac, no bairro da Estefânea.

O edifício, reformulado para permitir o acesso a pessoas com mobilidade reduzida, através de rampas ou elevador, possui 14 gabinetes médicos, quatro gabinetes de enfermagem, um gabinete de “consulta mulher”, três salas de tratamento e duas de espera.

Este serviço de saúde, abrange “cerca de 21 mil utentes”, tendo sido as obras financiadas em cerca de 900 mil euros, num investimento totalmente suportado pelo município com apoio de fundos comunitários.