Ana Isabel Valente | Em Jeito de Balanço

Opinião

MOBILIDADE

No mês de Maio foram suprimidos cerca de uma centena de comboios na Linha de Sintra.

Entretanto, a CP que atribuiu essa supressão e as que se seguiram ao excesso de imobilizações de material circulante, decidiu suprimir metade dos comboios nos meses de Verão.

Meses em que Sintra é visitada por turistas e veraneantes que querem aproveitar as belezas e maravilhas que a nossa costa oferece.

Meses em que os Sintrenses continuam os seus movimentos pendulares de casa para o trabalho e do trabalho para casa.

Não cabe à CP decidir quando as pessoas podem deslocar-se.

Justifica a CP que não há aulas e por isso há menos deslocações. Até pode ser verdade nalguns casos, mas não há justificação para uma tão grande supressão.

A tal imobilização de material circulante que, pelos vistos, se agrava, deve-se apenas à falta de manutenção do material provocada por uma política de desinvestimento nos serviços prestados às populações levada a cabo por este Governo socialista suportado pelo Partido Comunista e pelo Bloco de Esquerda.

Governo que anunciou com pompa e circunstância a redução do preço dos passes sociais como sendo a medida com mais impacto social da legislatura.

O PSD saúda esta redução do preço na justa medida de que seja acompanhada de bons serviços de transportes públicos que garantam aos cidadãos o seu direito fundamental à mobilidade.

Os munícipes de Sintra têm direito à mobilidade. Não merecem ser amontoados em gares ou em comboios sem condições dignas de circulação. Não merecem esperar horas por um meio de transporte que os conduza onde querem ou precisam. Não merecem viajar como “sardinhas em lata”. Em pleno século XXI, viajámos no tempo em Sintra, em matéria de transportes, 20 anos para trás.

Os munícipes de Sintra pagam a sua parte na solução de mobilidade que a perspetiva dos passes criou. Pagam, aliás, mais do que qualquer município da área metropolitana de Lisboa.

E por isso, mais do que palavras do Senhor Presidente da Câmara, exigem-se ações:  programação de investimentos, transparência e clareza nas opções. 

Sem comboios, sem autocarros, sem camionetas, a redução do preço do passe social não passa de uma medida eleitoralista, de uma medida de propaganda.

O direito à mobilidade tem de ser assegurado a todos os Sintrenses, 365 dias por ano.

TRÂNSITO E ESTACIONAMENTO

O projecto de Regulamento de Trânsito e Estacionamento tem provocado uma grande mobilização na sociedade civil.

Ainda bem que assim é.  O PSD entende que é no espaço de diálogo da discussão pública que devem ser encontradas as soluções. Pois é sempre possível melhorar as propostas. E este é um documento de importância vital para todos os munícipes que deve ser o mais participado possível.

Por isso consideramos muito positivo o alargamento do período de discussão pública de 30 dias iniciais para mais de 90 dias (termina a 30 de Setembro).

Temos pena que esta decisão não tenha sido também tomada em sede de discussão do PDM, apesar das nossas insistências, mas não podemos deixar de saudar, agora, esta decisão relativamente a esta matéria estratégica que é a mobilidade de quem vive, trabalha e visita o nosso concelho.

Boas Férias a todos.

Ana Isabel Valente, presidente da Concelhia de Sintra do PSD e deputada na Assembleia Municipal de Sintra