A Praia das Maçãs, vai ser limpa este sábado de manhã, por iniciativa do Movimento Claro Sintra que apela à disponibilidade e participação de todos “na limpeza e no jogo de sensibilização ambiental”.

“Este tipo de ações permite afastar os resíduos do mar, nomeadamente, o plástico, que com o tempo se transforma em microplásticos”, chama a atenção o Movimento, explicando que “estas partículas minúsculas podem ser ingeridas por peixes e mariscos e assim chegar ao nosso prato”.

Por isso, é importante a “contribuição de todos para reduzir este flagelo” de todos os nossos dias.

Porque, “uma limpeza de praia é muito mais do que deixar um local mais bonito”, o Movimento Claro Sintra que conta com o apoio da Câmara de Sintra, apela à sensibilidade e ajuda da comunidade na iniciativa, que se realiza este sábado, dia 6 de julho, entre as 10h00 e as 12h30.

O ponto de encontro é na Praia das Maçãs, junto ao parque infantil.

Para participar, não esqueça de levar “luvas reutilizáveis e pinça ou peneira, se tiverem” também “roupa e calçado confortável, chapéu/boné e água em garrafa reutilizável”.

Por curiosidade, o movimento CLARO e a onda amiga do Ambiente já tiraram das praias de Sintra mais de 7000 litros de lixo marinho e quase 32 000 beatas!

Movimento Claro

O Movimento Claro tem como missão aumentar a consciência geral sobre o prejuízo que o plástico causa no ambiente, em particular, o plástico descartável.

Esta mobilização advém do facto de, no meio natural, o plástico contaminar os solos e os oceanos, afetar a biodiversidade e, na forma de microplásticos, poder entrar na cadeia alimentar dos animais marinhos e culminar na cadeia alimentar humana, não só através dos alimentos mas, também, pelo sal de mesa ou da água, com efeitos imprevisíveis para a saúde (humana).

O Movimento Claro surgiu com o objetivo de pôr fim ao uso do plástico descartável, começando pelas palhinhas por ser um item de fácil recusa, como meio de alertar todos para o problema.

Fotografias: Movimento Sintra Claro – facebook