Municípios de Sintra e Goussainville assinam acordo de geminação

Sintra e Goussainville possuem em comum uma história rica, uma localização geográfica privilegiada de aproximação à capital dos respetivos países.

Basílio Horta e Alain Louis assinam acordo de geminação entre os municípios de Sintra e de Goussainville

Os municípios de Sintra e de Goussainville assinaram esta segunda-feira, no Centro Histórico de Sintra, no Mont Fleuri, um acordo de geminação entre as duas autarquias, representadas pelo presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, e o presidente da Commune de Goussainville, em França, Alain Louis.

Sintra e Goussainville possuem em comum uma história rica, uma localização geográfica privilegiada de aproximação à capital dos respetivos países, e o desenvolvimento de forma estruturada e coerente de políticas de promoção cultural e de preservação do património cultural.

Para Basílio Horta esta geminação “faz todo o sentido não só porque Goussainville é uma magnífica vila com muitas atividades culturais e desportivas, mas também pela oportunidade de estabelecer uma ligação com a comunidade portuguesa aí presente” mencionando também que “as nossas comunidades no estrangeiro são uma prioridade para a nossa política internacional”.

Alain Louis citou Fernando Pessoa para contextualizar a presente geminação – “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis” [Livro do Desassossego] – referindo também que “os habitantes dos nossos municípios não se esquecerão deste dia onde se uniram para o bem de todos e para todos”.

A assinatura desta geminação surge do desejo mútuo de aprofundar relações entre Sintra e, com base na consolidação dos laços de cooperação e do reforço das relações fraternas e de amizade entre os dois territórios, promovendo o diálogo, a troca de experiências e o desenvolvimento de um projeto de intercâmbio nas áreas cultural, social, económica e tecnológica. 

Recorde-se, este acordo insere-se no âmbito das politicas de relações internacionais/geminações que a autarquia de Sintra tem vindo a concretizar, no sentido de uma maior cooperação e diálogo com edilidades de outros países, com vista ao reforço dos laços históricos, culturais e/ou económicos.