“Estamos cada vez mais próximos” de salvar Matilde, uma bebé especial

A onda de solidariedade no caso da bebé Matilde permitiu que a família angariasse, até ao momento, 1.294 mil euros para o tratamento.

“Estamos cada vez mais próximos e tudo graças à enorme corrente que vocês criaram ao caminharem junto connosco nesta luta”, escrevem os pais da bebé Matilde, na página de facebook, agradecendo a “generosidade e solidariedade” dos portugueses: “Os vossos corações são do tamanho do mundo, o carinho e apoio não se conseguem medir… Somos mais de 178 mil”.

A conta solidária para angariar dinheiro, destinado à compra de um medicamento no valor de 2 milhões de euros, chegou hoje a 1 milhão e 294 mil euros.

O objectivo que parecia impossível de alcançar está cada vez mais perto de ser concretizado. A bebé Matilde, sofre de atrofia muscular espinhal de tipo I e precisa de um novo fármaco, autorizado nos EUA, de nome Zolgensma, que custa cerca de 2 milhões de euros.

Na página de Facebook Matilde, uma bebé especial, os pais contam que a menina, de apenas dois meses, esteva nos últimos dias internada no Hospital de Santa Maria em Lisboa devido a um pulmão “tapado” e febre. A bebé esteve sujeita a antibiótico e ventilação assistida.

Esta segunda-feira, os pais deram notícias da Matilde que passou bem a noite, está a respirar melhor e não tem feito febre. “Mas já tenho a máquina de ventilação assistida que vou usar em casa”.

“Estamos cada vez mais próximos e tudo graças à enorme corrente que vocês criaram ao caminharem junto connosco nesta luta”, escrevem os pais da bebé, na página de facebook

Recorde-se, a Matilde, de nacionalidade portuguesa, residente em Queluz de Baixo, tem atrofia muscular espinhal de tipo I, a forma mais grave desta doença rara, e precisa de perto de 2 milhões de dólares (aproximadamente 1,7 milhões de euros) para sobreviver.

Numa das últimas publicações, os pais da pequenina Matilde, dão conta da sua preocupação nesta “luta contra o tempo”.

Foi criada uma conta solidária onde aceitam donativos, estando o NIB da conta disponível na página de Facebook: Matilde, uma bebé especial.

  • Marinela Tavares | Sintra Notícias