O centro de saúde de Sintra entrou hoje em funcionamento nas novas instalações no bairro da Esfefânea, na vila, juntando-se ao de Agualva, que abre sexta-feira de manhã, e ao de Almargem do Bispo, aberto no início do mês.

O novo centro de saúde de Sintra “abriu hoje às 8h00”, no edifício que resultou da recuperação e ampliação da antiga residência do médico Desidério Cambournac, no bairro da Estefânea, confirmou à Lusa fonte oficial do Agrupamento de Centros de Saúde (Aces) de Sintra.

As novas instalações, que substituem as que funcionavam num prédio de habitação junto à estação ferroviária de Sintra, abrangem “cerca de 21 mil utentes” e foram financiadas em cerca de 900 mil euros, investimento totalmente suportado pelo município com apoio de fundos comunitários.

O novo centro de saúde de Sintra abriu esta quinta-feira, um investimento de 900 mil euros suportado na totalidade pela Câmara Municipal de Sintra

O novo espaço “respeita todo o exterior da casa existente, com a construção de raiz de dois blocos em forma de “U”, com uma volumetria que não ultrapassa a altura” do imóvel onde residiu o médico sintrense, informou a autarquia.

O edifício, reformulado para permitir o acesso a pessoas com mobilidade reduzida, através de rampas ou elevador, possui 14 gabinetes médicos, quatro gabinetes de enfermagem, um gabinete de “consulta mulher”, três salas de tratamento e duas de espera.

O novo equipamento reaproveitou o projeto de ampliação do imóvel, antes destinado para a sede da Junta de Freguesia de Sintra, após a paragem durante anos devido à falência da empresa construtora contratada para a empreitada.

Na sexta-feira de manhã, de acordo com informação do Aces, entra em funcionamento o novo centro de saúde de Agualva, equipamento que abrange cerca de 30.400 utentes da União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra.

Novo centro de saúde de Agualva abrange cerca de 30.400 utentes da União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra

“Os nossos munícipes merecem ter acesso à saúde com dignidade e a construção do centro de saúde de Agualva é a concretização disso mesmo”, afirmou o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, citado numa nota da autarquia.

O centro de saúde, composto por duas unidades de saúde familiar, está agora localizado junto do mercado de Agualva, num edifício construído de raiz com três pisos.

A Unidade de Saúde Familiar (USF) 1 dispõem de um gabinete saúde para atendimento a mulheres e sobre planeamento familiar, dois gabinetes de consulta internos, três gabinetes de enfermagem, uma sala de tratamento de pensos, uma sala de tratamentos injetáveis, zona de apoio comum, sala de espera e receção.

A USF 2 é composta por receção e sala de espera, zonas de apoio administrativo e de prestação de cuidados de saúde, outro gabinete de saúde feminina e planeamento familiar, dois gabinetes de consulta interna, três gabinetes de enfermagem, salas de tratamento de pensos e injetáveis, oito gabinetes de consultas, sala de reuniões e para funcionários com cafetaria.

A construção do centro de saúde, num investimento de 1,1 milhões de euros, foi financiada em 30% pelo município de Sintra, que também cedeu o terreno e foi responsável pela obra.

O novo centro de saúde de Almargem do Bispo abriu portas em 3 de junho, em Casal do Rebolo, para um universo de cerca de 7.600 utentes, mediante um investimento de 775 mil euros da Câmara de Sintra.

O novo centro de saúde de Almargem do Bispo abriu portas em 3 de junho

O equipamento, que serve a União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pero Pinheiro e Montelavar, possui um gabinete de planeamento familiar, quatro gabinetes médicos, dois de enfermagem e dois de tratamentos.

Segundo a autarquia, o município está a desenvolver um programa de investimento na área da saúde, de oito milhões de euros, que abrange a construção de cinco novos centros de saúde: Queluz, Agualva, Sintra, Almargem do Bispo e Algueirão-Mem Martins (ainda em construção) e o futuro Hospital de Proximidade de Sintra, no valor de 29,617 milhões de euros.