Sintra assinala o Dia do Município este sábado, 29 de junho, com a abertura do novo parque urbano no Pego Longo, obra que abrangeu também a requalificação do bairro.

O programa começa com a cerimónia do Hastear da Bandeira, nos Paços do Concelho, às 10h00, seguida por uma intervenção do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta. Ainda nos Paços do Concelho, às 10h35 serão entregues medalhas de mérito municipal e condecoração do Estandarte da Polícia Municipal, bem como de diversas entidades.

Intervenção do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, agendada para as 10h nos Paços do Concelho

Às 11h00, nos claustros da sede municipal, será inaugurada a exposição “Um novo Tempo para a Saúde em Sintra”, que permite ver a evolução dos centros de saúde e do novo hospital de Sintra que são “pilares essenciais para a melhoria de vida dos munícipes”.

No Parque da Liberdade, às 11h30, será homenageado o poeta, jornalista, tradutor, cultor da palavra recitada e dramaturgo, Jorge Telles de Menezes, falecido a 27 de agosto de 2018, com o descerramento de uma placa evocativa da vida e obra desta figura incontornável da cultura sintrense.

O Parque Municipal da Quinta do Pego Longo, na União de Freguesias de Queluz e Belas vai ser inaugurado às 12h15, com diversas atividades como zumba, jogos tradicionais, workshops e almoço aberto à população.

Equipamento infantil, fitness, manutenção e street workout no novo espaço

Este parque, com 7300 metros quadrados e um valor de 150 mil euros, inclui mobiliário e equipamento urbano, equipamento infantil, fitness, manutenção e street workout.

“Este é apenas mais um exemplo da requalificação que está acontecer um pouco por todo o concelho”, sublinha Basílio Horta. “A melhoria do espaço público é uma das estratégias que estamos a desenvolver para aumentar a qualidade de vida e valorizar o nosso território”, revela o autarca.

Por fim, a partir das 19h00, o Terreiro Rainha D. Amélia em frente ao Palácio Nacional de Sintra vai ser o palco privilegiado para a atuação das Marchas Populares.

COMO SE VALORIZA O TERRITÓRIO

A requalificação do Bairro SAAL do Pego Longo, na união das freguesias de Queluz e Belas, um investimento no valor de 600 mil euros, é mais um exemplo da valorização e requalificação que a autarquia de Sintra está a desenvolver no município.

Com uma área de intervenção de 18 mil e 460 metros quadrados, esta obra surgiu da necessidade de requalificar os espaços públicos com especial atenção aos espaços destinados ao convívio, ao lazer e à melhoria das condições de acessibilidade pedonal/viária, proporcionando um incremento da qualidade de vida desta população”, afirmou Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra.

A antiga “Estrada da Vergonha”, é agora motivo um exemplo de requalificação urbana no território sintrense

“Com a instalação de equipamentos e mobiliário urbano no Parque da Quinta do Pego Longo, na zona poente do bairro, cria-se uma nova centralidade, entre Queluz a Belas, em paralelo com a ciclovia no âmbito da reabilitação da EN117”, lembra o presidente da Câmara de Sintra. Para Basílio Horta, “o conceito da reabilitação nesta zona é uma melhoria da qualidade geral deste espaço público para os munícipes”.

O projeto permitiu ainda a colocação de equipamento e mobiliário no Parque da Quinta do Pego Longo, com instalação de equipamento (infantil, fitness, street workout e circuito de manutenção) e mobiliário urbano.

Os trabalhos incluíram a limpeza, desmatação e requalificação no percurso pedonal entre a Rua do Pego Longo e a Rua Paz e Amizade, construção de rampa e contenção de talude na Rua das Alfarrobeiras, arranjos exteriores na Rua da Escola, do Pego Longo, dos Namorados e de Santo António.

Na empreitada foram realizadas obras de construção de escadas entre a Rua das Escolas, 8 de Dezembro e das Margaridas e pavimentação da Travessa das Rosas e ligação pedonal à Rua do Chafariz.

Foram também requalificados o Jardim das Margaridas, Jardim do Leão e Jardim do Afonso, tendo sido ainda criada uma horta solidária com cerca de 20 talhões individualizados, possuindo uma dimensão média de 50 metro quadrados.