Lançada petição pública para interdição de tuk-tuk na Vila e Serra de Sintra

"Confusão, barulho e poluição", são alguns dos factores relevantes para interdição, invocados pelo movimento “Sintra Merece Melhor” na petição pública.

Tuk-tuk em Sintra | Foto: arquivo

O movimento “Sintra Merece Melhor” lançou uma petição pública [aqui] onde pede a interdição de veículos motorizados tuk-tuk na vila e Serra de Sintra.

Os promotores da petição lembram que “a vila de Sintra está transformada num absurdo de confusão, barulho e poluição causados por veículos motorizados designados por: tuk tuk”.

Entre os principais factores relevantes para interdição, o movimento destaca a “poluição sonora elevada, poluição ambiental constante com derrame de combustível e óleos nas estradas, descaracterização da Paisagem Mundial da UNESCO”.

“A falta de condições de segurança destes veículos provado pelos inúmeros acidentes com feridos graves”, e a “inexistência de formação profissional dos operadores”, estão entre outros fatores destacados.

Os organizadores da petição apelam “a todos os sintrenses que assinem”, a “petição para acabar de uma vez por todas com esta infestação paisagística ,cultural e sonora”.

Câmara Municipal Sintra esclarece que a autarquia não defende a “interdição total destes veículos no centro histórico e Serra de Sintra”

O movimento garante ainda que a “petição vai ser entregue presencialmente” ao presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta.

Ao SINTRA NOTÍCIAS fonte da Câmara Municipal Sintra esclarece que a autarquia não defende a “interdição total destes veículos no centro histórico e Serra de Sintra, apenas regular a atividades de forma a proteger o interesse coletivo”.

“Infelizmente não tem sido possível encontrar parceiros que contribuam para resolução deste problema, é compreensível a revolta dos moradores, mas a Câmara Municipal não vai abdicar da responsabilidade de proteger o futuro e a sustentabilidade do território sintrense”, esclarece a mesma fonte.