Eixo Verde Azul da Câmara de Sintra nomeado para o ‘RegioStars Awards’

O "RegioStars Awards" é atribuído anualmente pela Comissão Europeia (UE) a projetos financiados que demonstram excelência e novas abordagens no âmbito do desenvolvimento regional.

O projeto “Eixo Verde Azul”, do município de Sintra, concorre na categoria 2 – “Interligando o Verde, Azul e o Cinzento”, ao RegioStars Awards 2019. Os projetos apresentados nesta categoria, visam construir uma relação harmoniosa entre o meio natural terrestre, marítimo e construído.

A Câmara de Sintra de Sintra, está a promover a construção do “Eixo Verde Azul”, com o objetivo de proporcionar a deslocação pedonal e em bicicleta entre a Serra da Carregueira em Belas e a foz do rio Jamor. Este trajeto que se inicia numa zona de matas do interior do concelho desenvolve-se ao longo do Rio Jamor até à foz, no Concelho de Oeiras.

Os trabalhos incluem a renaturalização, melhoria da qualidade das massas de água e requalificação do espaço envolvente ao Rio Jamor e seus afluentes (ver video).

O júri escolherá até cinco finalistas por categoria, a ser anunciado em 9 de julho. Os votos emitidos após esta data serão contados para os finalistas, competindo pelo prémio de escolha pública RegioStars 2019.

O RegioStars Awards é atribuído anualmente pela Comissão Europeia (UE) a projetos financiados que demonstram excelência e novas abordagens no âmbito do desenvolvimento regional, com o objetivo de inspirar outras regiões e gestores de projetos em toda a Europa.

Somente os projetos mais votados, serão considerados elegíveis para a 2.ª fase de votação dos projetos finalistas que irá decorrer a partir do dia 9 de julho a 9 de setembro.