Algas vermelhas interditam a banhos Praias de Carcavelos e do Tamariz

Bandeira vermelha içada preventivamente nas zonas balneares onde se verifica a presença da alga.

As praias de Carcavelos e do Tamariz estão interditas a banhos devido ao aparecimento de algas vermelhas, em alguns sectores da praia, informa o site da Câmara de Cascais.

“Embora o upwelling [subida das águas subsuperficiais] esteja confirmado em secções da praia de Carcavelos e, também, do Tamariz, por precaução, e uma vez que o contacto com as algas causa urticária, foi decidido hastear a bandeira vermelha nas zonas balneares onde se verifica a presença da alga”, explica a autarquia em comunicado divulgado nesta quinta-feira.

Embora o upwelling esteja confirmado em secções da praia de Carcavelos, e também do Tamariz, “por precaução, e uma vez que o contacto com as algas causa urticária, foi decidido hastear a bandeira vermelha nas zonas balneares onde se verifica a presença da alga”, explica a autarquia.

A situação está a ser monitorizada pela Capitania do Porto de Cascais, pela Polícia Marítima, pelo corpo de Nadadores Salvadores e pela Agência Portuguesa do Ambiente, além da Câmara de Cascais.

Fotografia: DR CMC