[ATUALIZADA] O Atlético de Pêro Pinheiro conquistou esta tarde a Taça da Associação de Futebol de Lisboa (AFL), ao vencer na final, o Coutada, por 2-0, em jogo que decorreu no Complexo Desportivo do FC Alverca.

Os golos da equipa do concelho de Sintra, foram apontados por Lamas, aos 8′ e por Hilário, no decorrer da segunda parte, aos 31′, na sequência de um pontapé de canto apontado por Rui Janota.

Depois de uma excelente época que terminou em segundo lugar, no campeonato, conquistado pelo Sintra Football, a equipa do concelho de Sintra adiantou-se no marcador ligo aos 8′ minutos, num golo apontado por Lamas, resultado com que terminou a 1.ª parte.

No tempo regulamentar, depois de alguma pressão inicial da equipa do Coutada, detentora do título, o Atlético de Pêro Pinheiro, conseguiu na sequência de um pontapé de canto, marcado por Rui Janota, o golo da tranquilidade, por intermédio de Hilário. O resultado estava feito.

24 anos depois, Pêro Pinheiro conquistar a Taça AFL

Muito emocionado, Mario Silva, presidente do Atlético de Pêro Pinheiro, começou por dar os “parabéns” a toda a equipa, “um grupo fantástico”, onde só faltou mesmo a conquista do campeonato. “Morremos na praia, mas o Sintra Football foi melhor e só lhes podemos dar os parabéns”, disse.

João Pedro, treinador da equipa também não escondeu a sua satisfação pela conquista da Taça AFL, elogiando os seus jogadores. “Foi um jogo muito seguro e conseguimos chegar com justiça à vantagem”, começou por dizer o técnico. “Somos uma equipa madura, experiente, muito consistente e conseguimos gerir esta final. Foi um jogo muito bom da nossa parte”, disse o jovem técnico, que está de saída do Pêro Pinheiro: “Lutar até ao fim, independentemente de tudo. Grande clube, uma equipa técnica de topo, jogadores e adeptos fantásticos, estamos muito contentes e orgulhosos”, disse.

O jogador Aguiar, emocionado destacou o “momento especial” que está viver, depois de 11 anos ao serviço da equipa: “Nunca consegui erguer este troféu e estar junto daqueles que conseguiram esta conquista com o seu apoio incondicional só podemos tornar este clube grande”, disse o capitão de equipa, não escondendo que “o campeonato, em determinada altura era o nosso grande objetivo”.

“Há 24 anos que o Clube Atlético de Pêro Pinheiro não ganhava a Taça AFL e conseguimos! É uma sensação de dever cumprido, por tudo aquilo que os jogadores fizeram durante a época”, notou Rui Ferreira, diretor Desportivo da equipa.

“Faltou o primeiro lugar no campeonato, perdido na última jornada. Custou bastante. Foi duro. Faltou a a cereja no topo do bolo, mas há 24 anos que este clube não ganhava esta taça”, disse o jogador Dário, que regressa na próxima época, ao Vila Franca do Rosário: “Vou voltar a casa”.

“É uma felicidade incrível”, desabafou o jogador, Trinta, capitão da equipa. “Depois de uma época complicada em que tivemos o pássaro na mão e deixamos voar. Mas, estou feliz. Ainda não tinha vencido a taça”, disse o capitão.

“Hoje aqui aconteceu tudo aquilo que queremos para o futebol. Aquilo que se passou aqui, é um exemplo que pedimos para o futebol em Portugal. O que se passou aqui hoje, é um exemplo e tem de ser digno de registo. O Pêro Pinheiro é um justo vencedor, mas a memória desta taça é também o fair play que envolveu o antes, o durante e o após o jogo”, disse Nuno Lobo, presidente da Associação de Futebol de Lisboa (AFL), deixando uma palavra “agradecimento” ao árbitro, João Capela, que se despediu da arbitragem. “Depois de tantos anos da arbitragem, vem acabar a sua carreira nos campos do futebol distrital, onde há 20 anos começou uma carreira que o levou até aos grandes patamares”, do futebol em Portugal.

  • Sintra Notícias com Rui Jorge Cabaço / Jorge Tavares
  • (Notícia atualizada)