Tuk-tuk em protesto “contra a discriminação” no setor

Cerca de uma centena de veículos tuk-tuk desfilaram esta manhã, em Sintra, numa marcha de protesto ’positiva’ contra a discriminação da autarquia, pelo setor.

Os condutores das viaturas turísticas Tuk-tuk em Sintra, dizem-se “discriminados” por parte da Câmara de Sintra, ao “impedir o acesso de veículos de animação turística à Serra de Sintra, a pretexto do alerta Laranja”, na passada semana, entendendo que “se a lei é para todos, tem que ser aplicada a todos”, disse Inês Henriques, presidente da ANCAT – Associação Nacional de Condutores de Animação Turística.

No decorrer do “desfile” de Tuk-tuk, que se realizou esta segunda-feira, 10 de junho, Inês Henriques reafirma que é “uma forma de sensibilizar e marcar o nosso protesto contra a discriminação que a autarquia tem votado este setor”, acrescentando que para a ANCAT, “é do interesse comum que se chegue a um consenso entre as autoridades municipais e os profissionais no sentido da economia local e da harmonia social seja um fator de crescimento e desenvolvimento e nunca de repressão e de tensão social”.

A responsável esclareceu que o protesto desta manhã, não se tratou de uma “marcha lenta”, como inicialmente foi divulgado, mas de “uma medida de manifestação ‘positiva’ já que é essa a imagem que os animadores turísticos pretendem passar para a sociedade”. Por outro lado, “escolhemos o 10 de junho para oferecer ao cidadão português a oportunidade de conhecer o nosso trabalho e fazer uma viagem gratuita pelo circuito turístico de Sintra”.

O “desfile” dos tuk-tuk foi gratuito, “e nada pode ser confundido com uma “marcha lenta”, sublinha Inês Henriques, reforçando a ideia que os condutores de animação turística, e no caso em particular da ANCAT, “pretendem ser parte da solução que urge alcançar” e resolver os problemas no setor.