O presidente da Câmara Municipal de Sintra destacou, esta quarta-feira, a eficiência dos sistemas de distribuição de água dos SMAS de Sintra.

O Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, recebeu as II Jornadas da APDA – Associação Portuguesa dos Distribuidores de Água, que juntou órgãos sociais, Comissões Especializadas e Núcleos da Associação.

Basílio Horta, abordou a temática da gestão da água que acredita ser “um dos problemas políticos mais delicados nos próximos anos. O problema que estamos a sentir no nosso mundo já não é apenas em palavras, estamos a sentir já nos nossos dias. É necessário fazer uma reflexão séria e profunda sobre o planeta onde estamos”.

Os SMAS de Sintra são o maior serviço municipal de água e saneamento em Portugal contando com mais de 187 mil clientes e está a investir, durante o triénio 2018/2021, mais de 50 milhões de euros.

Só no ano de 2018, foram faturados aos clientes da empresa municipalizada mais de 20 milhões metros cúbicos de água.

O presidente da Câmara, que também assume a presidência do concelho de administração dos SMAS de Sintra, destacou a importância da redução das perdas de água em Sintra.

II Jornadas da APDA – Associação Portuguesa dos Distribuidores de Água, que juntou órgãos sociais, Comissões Especializadas e Núcleos da Associação

Basílio Horta lembrou que, “esta tem sido uma prioridade do município de Sintra, e nos últimos 5 anos foi possível reduzir a percentagem de 30% para cerca de 20%”, das perdas de água.

“Este aumento da eficiência dos sistemas de distribuição de água tem sido fundamental para a sustentabilidade financeira da empresa”, lembrou o autarca. Basílio Horta revelou que a redução, entre 2017 e 2018, de 23,4% para 20,8% de perdas de água no concelho, representou uma redução do volume de perdas superior a 1 milhão de metros cúbicos de água, o que significou uma poupança de cerca de 629 mil euros do valor que os SMAS teriam de pagar à EPAL”.

O presidente da Câmara sublinhou que, “estes números só foram possíveis devido a uma estratégia de investimento ambiental resiliente que o município de Sintra tem realizado, neste setor, nos últimos anos”.