Teve início esta segunda-feira o programa de requalificação do espaço público do Bairro João XXIII na Serra das Minas, freguesia de Rio de Mouro. As obras incluem edifícios municipais, construção de um parque intergeracional, zonas de lazer e de convívio, para além de espaços de jogo e recreio interligados por espaços verdes.

As obras agora iniciadas, são um investimento de 353 mil euros, que estará finalizado no início de setembro. O presidente da Câmara Municipal de Sintra lembrou que estes investimentos inserem-se na estratégia que a autarquia tem seguido nos últimos anos de requalificação do espaço público. “Temos investido e apostado na melhoria das nossas aldeias, vilas, localidades e cidades”, sublinhou Basílio Horta.

A requalificação abrange mais de 6 mil metros quadrados do Bairro João XXIII na Serra das Minas. Serão ainda reabilitados na totalidade 6 edifícios municipais, com intervenções exteriores e interiores com um prazo de execução de 365 dias.

Basílio Horta e Bruno Parreira destacaram a importância dos investimentos a decorrer e os realizados nos últimos anos para o desenvolvimento do território

O presidente da Junta de Freguesia de Rio de Mouro sublinhou a importância “de mais este investimento na freguesia de Rio de Mouro de uma Câmara Municipal que tem sido o principal factor de desenvolvimento da nossa terra”. Bruno Parreira lembrou que durante muitos anos existiram territórios esquecidos no município de Sintra. “Hoje temos a freguesia de Rio de Mouro transformada e em permanente mudança, de forma resiliente, consistente e coerente, através do investimento do município de Sintra, numa clara e óbvia estratégia de desenvolvimento do nosso território”.

Durante a cerimónia que marcou o início das obras, o autarca lembrou os investimentos concretizados e também previstos nas duas escolas da Serra das Minas, que atingem o valor de meio milhão de euros.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra recordou ainda o investimento de 1 milhão e 900 mil euros, que está a decorrer na Serra das Minas, que permite a substituição de todo o sistema de distribuição de água. Esta é uma obra que abrange cerca de 12 mil habitantes, numa extensão de rede a instalar de 11 km, com um total de 825 ramais remodelados. “Este investimento também vai permitir enterrar muitos dos contentores do lixo, contribuindo assim para a melhoria do ambiente urbano”, lembrou Basílio Horta.

Espaço público vai ser requalificado

“O desenvolvimento inclusivo é uma opção da Câmara Municipal, perante a necessidade de intervenção nas áreas esquecidas durante muitos anos”, reforçou o autarca. “Sintra é um município com 319 km2, cerca de 400 mil habitantes, mas sempre optando por ser concelho inclusivo e solidário”, defendeu.