Acordo assinado: Sintra vai ter Campus Universitário e Faculdade de Medicina da Católica

Ao lado da Universidade Católica, na freguesia de Rio de Mouro, será instalado o colégio internacional St. George’s School

Presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, e reitora da Universidade Católica, Isabel Capeloa Gil | Foto: arquivo

O município de Sintra assinou, esta sexta-feira, o contrato de urbanização para a instalação do futuro Campus Universitário e Faculdade de Medicina.

O acordo permite o funcionamento em Sintra da primeira faculdade privada de medicina do país, “um concelho que pretende estar no top dos concelhos mais desenvolvidos da Europa, necessitava muito de um projeto desta qualidade e grandeza”, referiu o presidente da Câmara Municipal. “Esta assinatura vai permitir a recuperação de um vasto território há muito tempo abandonado, mas sobretudo de recuperar o projeto universitário de Sintra”, lembrou Basílio Horta.

Ao lado da Universidade Católica, na freguesia de Rio de Mouro, será instalado o colégio internacional St. George’s School, “um foco muito grande de ensino de qualidade e prestigio externo para o nosso concelho”, sublinhou o autarca.

Além do ensino, este acordo prevê também a utilização do espaço para habitação, que “servirá o espaço universitário e não só. Com uma oferta de grande qualidade, eu creio que aquele espaço de habitação pode ser concertado com outras entidades e alargar a sua influência para além do concelho de Sintra”, conclui o autarca.

Para a reitora da Universidade Católica, Isabel Capeloa Gil, esta assinatura responde à vontade e às politicas de coesão do município de Sintra, garantindo um polo universitário de excelência.

Este aditamento ao contrato de urbanização garante a conclusão das obras de infraestruturas no âmbito da operação de loteamento de 13 de outubro de 2003, junto do Taguspark, na freguesia de Rio de Mouro.