Protesto dos “tuk tuk” pelo acesso à Serra de Sintra “irrita” Basílio Horta

“Uma fagulha dos tuk-tuk incendia a serra e depois ninguém é responsável” - questiona o presidente da Câmara de Sintra, que confessa compreender a situação dos profissionais, "mas os interesses da serra de Sintra estão em primeiro lugar" disse.

Operadores de Tuk Tuk manifestaram-se contra o encerramento da circulação da estrada que liga o centro da Vila ao Castelo da Pena | Imagem: SIC

Vários operadores de Tuk Tuk manifestaram-se esta manhã, contra a decisão da autarquia em encerrar à circulação a estrada que liga o centro da vila ao Castelo da Pena, devido ao risco de incêndio previsto para este fim de semana, por causa do calor, que pode chegar aos 40 graus.

A Câmara de Sintra determinou a interdição do trânsito nas vias municipais que integram o perímetro da Serra de Sintra, desde as 00h00, desta sexta-feira às 23h59 de domingo, 2 de junho.

Basílio Horta em declarações à SIC e na sequência de alguma tensão entre o presidente da Câmara de Sintra e os operadores turísticos, o edil em jeito de desabafo, disse que “uma fagulha dos tuk-tuk incendeia a serra e depois ninguém é responsável”, questionou.

Na página de facebook de Basílio Horta, o autarca foi inteirou-se do estado de saúde de uma agente da Polícia Municipal de Sintra, que “foi hoje atropelada, na manifestação dos condutores de tuk tuk”, adiantando que a agente, “está bem”. “A todos os elementos que asseguram a proteção e segurança no município deixo a certeza que vamos continuar a defender Sintra”, assegura o presidente da Câmara, no post partilhado na rede social.

O presidente da Câmara disse compreender a situação dos profissionais, mas fez saber que os interesses da serra de Sintra estão em primeiro lugar. 

“Percebo que os interesses particulares dos tuk tuk estão a ser prejudicados, mas entre isso e os interesses do GIPS e a proteção da Serra, é óbvio que temos que optar pela proteção da serra”, explica Basílio Horta, acrescentando: “temos que prevenir antes de remediar. Sabemos bem o que tem acontecido no país”.

Confrontado com a questão de que os Tuk Tuk não têm autorização para aceder à Serra de Sintra, mas que estaria a ser dado esse acesso a autocarros turísticos, Basílio Horta, explicou que “só os particulares e os autocarros públicos têm autorização para passar”.

Recorde-se, a decisão de encerramento dos acessos à Serra de Sintra, este fim de semana, surge na sequência do Alerta Laranja para o Distrito de Lisboa, emitido pelo CDOS (Centro Distrital de Operações de Socorro) de Lisboa devido às elevadas temperaturas.