Os bombeiros do município de Sintra elogiaram esta sexta-feira o condicionamento da Serra de Sintra durante o alerta laranja devido às elevadas temperaturas.

“A medida hoje de interditar o trânsito nas vias municipais que integram o perímetro da Serra de Sintra, garante uma resposta eficiente no acesso de meios pesados para combate a incêndios”, defenderam os bombeiros de São Pedro de Sintra nas suas redes sociais.

A corporação sublinha que esta medida garante “a salvaguarda da vida humana e uma aposta coesa na preservação da serra e monumentos património da humanidade”.

Também os bombeiros de Belas revelaram que “não só concorda com esta decisão como está disponível para prestar qualquer apoio nesta medida de prevenção”.

O bombeiros manifestam todo o apoio à medida “para evitar que, mais tarde, os nossos homens e mulheres sejam chamados a pôr em risco as suas vidas para salvarem a nossa Serra”.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra determinou a interdição do trânsito nas vias municipais que integram o perímetro da Serra de Sintra desde as 00:00 horas do dia 31 de maio de 2019 às 23:59 horas do dia 2 de junho de 2019.

A decisão surge na sequência do Alerta Laranja para o Distrito de Lisboa emitido pelo CDOS (Centro Distrital de Operações de Socorro) de Lisboa devido às elevadas temperaturas para os próximos três dias.

Continuam a poder circular veículos de moradores e de empresas aí sediadas, transportes públicos de passageiros, veículos de socorro, de emergência e das entidades integrantes do Sistema Municipal de Proteção Civil. A Serra de Sintra integra uma região de proteção classificada sensível ao risco de incêndio florestal, caraterizada por um elevado número de visitantes. Torna-se assim fundamental acautelar a sua proteção, manutenção e conservação considerados objetivos do interesse público, de âmbito mundial, nacional e municipal.