Parque Florestal vai nascer junto ao aglomerado urbano de Belas

Basílio Horta lembrou que "este é um projeto do arquiteto Sidónio Monteiro, desenvolvido num conceito sustentável e participado"

A autarquia aprovou em reunião de câmara, esta quinta-feira de manhã, o lançamento da empreitada para a execução da primeira fase do Parque Municipal Florestal da Carregueira, no montante de cerca de 2 milhões e 100 mil euros, e que marca o início do percurso do Eixo Verde e Azul.

Esta empreitada tem o prazo de realização de 18 meses e contempla mais de 20 hectares junto da localidade urbana de Belas. O Parque Municipal Florestal da Carregueira terá uma área total de 194,92 hectares, informa a autarquia em comunicado.

Basílio Horta lembrou que “este é um projeto do arquiteto Sidónio Pardal, desenvolvido num conceito sustentável e participado. O presidente da Câmara Municipal de Sintra afirmou que o futuro Parque Municipal Florestal, “pretende salvaguardar e valorizar as pré-existências da paisagem natural, como árvores, muros, ruínas ou caminhos”.

O Parque valerá pelo mérito arquitetónico das suas paisagens e oferece-se à população como um espaço livre, aberto e inclusivo, de acesso gratuito.

A sua arquitetura é concebida e desenhada para que todos possam fruir das suas paisagens encontrando nelas uma expressão de sossego, de conforto, de segurança e de privacidade. O valor do Parque emana da estética das suas paisagens. A conceção estrutural do Parque tem por objetivo conferir-lhe um elevado poder de sobrevivência e de resistência a uma utilização intensiva.

Este parque marca o início do Eixo Verde Azul, projeto que liga a Serra da Carregueira em Belas ao mar, já no concelho de Oeiras, com o objetivo de proporcionar a deslocação pedonal e em bicicleta. Este trajeto inicia-se numa zona de matas do interior do concelho de Sintra desenvolve-se ao longo do Rio Jamor até à foz, no concelho de Oeiras. Os trabalhos incluem a renaturalização, melhoria da qualidade das massas de água e requalificação do espaço envolvente ao Rio Jamor e seus afluentes.

O Eixo Verde e Azul tem prevista a construção de uma Ponte Verde, junto do Palácio Nacional de Queluz, no IC19. No passado dia 25 de abril foi inaugurado o 1º troço, de 4,5 quilómetros, do Eixo Verde e Azul entre Belas e Queluz.