“Queda de árvores, incêndio, várias vítimas” – exercício teste ‘Cascade” na Serra de Sintra

"CASCADE 2019": O município de Sintra, está a participar nos exercícios o Serviço Municipal de Proteção Civil de Sintra e as nove corporações de bombeiros do concelho, bem como as diversas entidades responsáveis pelo socorro e auxilio à população, tais como a PSP e a GNR

No âmbito do “Cascade2019”, decorreu esta tarde um exercício na Serra de Sintra, no Parque da Pena e Convento dos Capuchos, a partir de um cenário de queda de árvores, incêndio, várias vítimas e a consequente evacuação na área afetada.

O cenário criado, “aconteceu num dia de forte temporal que afectou não só o concelho de Sintra, como toda a Grande Lisboa, que é sacudida por um abalo sísmico”. É este o Exercício Europeu de Proteção Civil, que está em marcha e que é o maior de sempre em Portugal e um dos maiores da Europa.

No município de Sintra, participaram nos exercícios o Serviço Municipal de Proteção Civil de Sintra e as nove corporações de bombeiros do concelho, bem como as diversas entidades responsáveis pelo socorro e auxilio à população, como a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR).

As operações de busca e salvamento, as vertentes de emergência médica, apoio psicológico, serviços forenses e mortuários foram áreas de teste do simulacro.

Esta quinta-feira, dia 30 de maio, com início às 9h00, decorre [ainda no concelho de Sintra], um segundo exercício de emergência múltipla, desta vez nas antigas instalações da Cerâmica da Carregueira, em Belas, “devido ao colapso da estrutura na sequência de um sismo de elevada magnitude”.

Segundo nota de imprensa da Câmara Municipal de Sintra, com estes dois exercícios, a autarquia associa-se à iniciativa CASCADE’19 – Exercício Europeu de Proteção Civil que decorre em Portugal de 28 de maio e 1 de junho de 2019, sob a organização da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil – ANEPC, com o Apoio Direção-Geral da Autoridade Marítima.

Recorde-se, são mais de 60 simulações, em 22 localidades de quatro distritos: Lisboa, Setúbal, Évora e Aveiro. Durante cinco dias, estão no terreno mais de três mil operacionais de muitas dezenas de organismos, públicos e privados, a juntar a 1.200 figurantes que irão ajudar a dar algum realismo aos cenários.

Do total, 150 operacionais são oriundos de outros cinco países europeus, caso da Croácia, Alemanha, França, Bélgica e Espanha.

Serviço Municipal de Proteção Civil de Sintra