Esta quarta-feira, 29 de maio, com início às 13h45, realiza-se um exercício na Serra de Sintra, Parque da Pena e Convento dos Capuchos, com um cenário de queda de árvores, várias vítimas, incêndio e a consequente evacuação da Serra de Sintra na área afetada.

Já no dia 30 de maio, com início às 9h00, decorre um exercício de emergência múltipla nas antigas instalações da Cerâmica da Carregueira, em Belas, devido ao colapso da estrutura na sequência de um sismo de elevada magnitude.

Participam nos exercícios o Serviço Municipal de Proteção Civil de Sintra e as nove corporações de bombeiros do concelho, bem como as diversas entidades responsáveis pelo socorro e auxilio à população, tais como a Polícia de Segurança Pública e a Guarda Nacional Republicana.

Segundo nota de imprensa da Câmara Municipal de Sintra, com estes dois exercícios, a autarquia associa-se à iniciativa CASCADE’19 – Exercício Europeu de Proteção Civil que decorre em Portugal de 28 de maio e 1 de junho de 2019, sob a organização da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil – ANEPC, com o Apoio Direção-Geral da Autoridade Marítima.

Além de Portugal, participam no exercício Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Croácia, mobilizando mais de 600 operacionais, com o objetivo de testar e treinar a resposta a situações de emergência múltiplas que possam ocorrer em cascata – sismo, cheias, acidente químico, rutura de barragem e poluição marítima – em território nacional.

No âmbito deste exercício foi emitido o alerta amarelo pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil – ANEPC, e às 15h00 a consequente ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Sintra, pelo presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, enquanto Autoridade Municipal de Proteção Civil.

No dia 28 o trânsito estará condicionado na Estrada Nacional 247, das 14h00 às 20h00, mais informações em http://protecaocivil.sintra.pt