Cimeira da Juventude abre Conferências do Estoril 2019

Este ano vão debater os direitos e deveres humanos, a justiça climática, a pobreza global, a tecnologia e o desenvolvimento, quatro grandes desafios criados por um desafio ainda maior: A Globalização.

Conferência do Estoril

Arrancou esta segunda-feira, 27 de maio, na Nova SBE, em Carcavelos, as Conferências do Estoril (CE) abrem com um momento exclusivamente dedicado aos jovens com a Cimeira da Juventude. Ao todo, nesta sexta edição, serão três dias de debate sobre “Empowering Humanity: da justiça local à justiça global”.

Neste primeiro evento das Conferências do Estoril 2019 os jovens participantes vão debater ideias em torno dos problemas que os preocupam, alguns dos quais são transversais e, por isso, muito provavelmente regressarão mais tarde ao debate durante os três dias de Conferências.

Este ano vão debater os direitos e deveres humanos, a justiça climática, a pobreza global, a tecnologia e o desenvolvimento, quatro grandes desafios criados por um desafio ainda maior: A Globalização.

Pode acompanhar a conferência aqui, em direto:

Pelo palco da Nova SBE vão passar mais de seis dezenas de oradores, o último dos quais, Juan Gaidó,  o autoproclamado presidente da Venezuela que se opõe ao presidente Nicolas Maduro, irá intervir através de vídeo conferência.

Mas esta edição apresenta personalidades reconhecidas pelo seu papel interventivo no Mundo, quer na defesa dos direitos humanos, da sustentabilidade do planeta, quer na defesa da igualdade de género.

Vão estar nas Conferências nomes como Dennis Muckwege, o médico ginecologista congolês, Nobel da Paz de 2018 cujo papel tem sido fundamental na afirmação dos direitos da mulher africana e que intervirá no primeiro dia sobre a “Violência sexual como arma de guerra e conflitos armados”.

Também o Nobel da Paz de 1999, Bernard Kourchener, cofundador dos Médicos Sem Fronteiras e dos Médicos do Mundo, vai marcar presença num dos painéis no terceiro dia (29) para debater o tema “A pobreza Global”.

Muitas outras referências da vida política mundial, da Economia, da sociedade e da Cultura vão marcar a sua presença neste debate enquanto oradores.

Desde logo o nosso presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mas também o Nobel da Economia 2006, o norte-americano Edmund Phelps, o Presidente da República da Croácia Kolinda Grabar-Kitarovic, o ex-Presidente da Bolívia, Carlos Mesa, o ex-presidente da Eslovénia, Danilo Türk, o ex-primeio-ministro espanhol, José Luis Zapatero ou até Fareed Zakaria, uma das figuras do jornalismo da cadeia norte-americana CNN, colunista no The Washington Post e entrevistador das figuras mais importantes da política Mundial, a cantora e compositora brasileira Adriana Calcanhoto, o jornalista e escritor norte-americano Erik Kirschbaum, o escritor e jornalista britânico Jamie Bartlett ou o escritor português José Eduardo Agualusa, entre muitas outras personalidades.

Mais informação consulte: https://2019.estorilconferences.org/pt-pt/