Já sabe onde vota nas Eleições Europeias deste domingo?

Os cadernos eleitorais são agora organizados por ordem alfabética

Eleições Europeias, 26 de maio de 2019

O número de eleitor foi eliminado e os cadernos eleitorais são agora organizados por ordem alfabética, o que pode alterar o local de voto.

Com o fim do número de eleitor, a organização dos cadernos eleitorais passa a ser feita por ordem alfabética, o que pode mudar o local onde vota. Para verificar o local onde vota, pode enviar uma mensagem, ver online ou ir à Junta de Freguesia.

O serviço de SMS é gratuito, e funciona da seguinte forma: escreve no texto da mensagem “RE (espaço) número CC ou BI (espaço) data de nascimento (ano/mês/dia)”, preenchendo com os seus dados, e envia para o número 3838.

Se preferir ver online, a informação pode ser consultada no Portal do Recenseamento. Há ainda mais uma opção digital, que passa por descarregar a aplicação MAI Mobile.

Como o número de eleitor foi eliminado, quando for votar, no domingo, basta levar consigo o cartão de cidadão, bilhete de identidade ou outro documento de identificação civil.

As mudanças incluem também uma matriz de voto em braile, que permite os eleitores portadores de deficiência visual votarem sozinhos, sem acompanhamento.

Recorde-se, estas alterações, que foram aprovadas na Assembleia da República, têm como objetivo simplificar e “facilitar o exercício do direito de voto”, explica o Ministério da Administração Interna, em comunicado.