Céu limpo e subida gradual das temperaturas no fim de semana

As temperaturas vão começar a subir.

Bom tempo

O calor chega sobretudo a partir de domingo, dia de eleições Europeias, acompanhado de vento forte. As temperaturas no fim de semana vão oscilar entre os 26ºC e os 30ºC.

A partir desta sexta-feira, vai predominar o céu pouco nublado ou limpo e uma subida gradual das temperaturas até domingo, segundo indicação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para domingo o IPMA prevê 25 graus de máxima para o Porto, 30 para Lisboa e 25 para Faro. As mínimas estarão à volta dos 09/11 graus no interior e entre os 13 e os 16 nas restantes regiões do continente.

Apesar do bom tempo previsto para domingo, a previsão aponta para algum vento que pode ser por vezes forte com rajadas na ordem dos 60 quilómetros por hora no litoral e nas terras altas.

Hoje, onze concelhos do interior do país e do Algarve estão hoje em risco máximo de incêndio, nos concelhos de Torre de Moncorvo (Bragança), Figueira de Castelo Rodrigo e Sabugal (Guarda), Penamacor (Castelo Branco), Gavião (Portalegre), Sardoal (Santarém) e os municípios algarvios de Alcoutim, Castro Marim, Tavira, Faro e Loulé, todos do distrito de Faro.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado, vento moderado a forte e com rajadas no litoral oeste e terras altas e uma pequena subida da temperatura máxima na região Norte e no interior Centro.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 9 graus Celsius (em Bragança, Braga e Guarda) e os 15 (em Faro e Santarém) e as máximas entre os 21 (Aveiro e Sagres) e os 30 graus (Faro e Évora).

Temperaturas de verão em tempo de primavera!…