Procurador-Geral da República Popular da China em Sintra

Basílio Horta defendeu que a principal função do Estado de Direito é a melhoria e respeito pelos direitos dos cidadãos

Zhang Jun e Basílio Horta

O presidente da Câmara Municipal de Sintra recebeu, esta terça-feira, nos Paços do Concelho, o Procurador-Geral da República Popular da China, que chefia uma delegação do Ministério Público que realiza uma visita a Portugal.

Basílio Horta destacou, na sua intervenção, as características da realidade económica, cultural e social do município de Sintra.

O presidente da Câmara Municipal sublinhou a importância de aprofundar o bom relacionamento entre o município de Sintra e a República Popular da China.

Basílio Horta defendeu que a principal função do Estado de Direito é a melhoria e respeito pelos direitos dos cidadãos, com vista à melhoria das suas condições de vida.

O Procurador-Geral da República Popular da China, Zhang Jun, agradeceu a forma como foi recebido em Sintra, recordando que as relações entre Portugal e a China atravessam um bom momento, após a recente visita do presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, ao seu país.

Zhang Jun lembrou o primeiro acordo de cooperação comercial assinado em 1980 entre a China e Portugal

Zhang Jun, que foi eleito procurador em março de 2018, revelou ainda conhecer o aumento, nos últimos anos, de turistas asiáticos na região de Sintra.

O Procurador recordou 1980 e a assinatura, em julho desse ano, do primeiro acordo de cooperação comercial entre os dois países, e da liderança do então ministro do Comércio português, Basílio Horta, nessa importante negociação.

Na delegação chinesa em Sintra esteve ainda presente o Embaixador da China em Portugal, Cai Run.