Foto | arquivo

O executivo da Câmara de Sintra aprovou por unanimidade, uma proposta do presidente da Câmara, Basílio Horta, para a criação da Orquestra Municipal de Sintra — D. Fernando II, com quatro dezenas de elementos fixos e que deve ser gerida através de uma associação cultural a designar através de concurso público.

A Orquestra Municipal de Sintra – D. Fernando II, composta por 40 elementos fixos, “proporcionará uma oferta musical, com caráter regular, no concelho, ficando sediada no Centro Cultural Olga Cadaval — sala de ensaios, e realizará 22 concertos por ano”, lê-se no documento.

Segundo a proposta, pretende-se, “além de colmatar uma lacuna” nesta área no concelho, “trazer algo de novo no panorama orquestral português”, através “dos programas que se tenciona apresentar” e pela relação a “estabelecer com o público”.

A constituição da orquestra leva ainda em consideração “a criatividade artística no plano musical” que se tem desenvolvido no concelho ao longo dos anos, com a “programação de festivais, temporadas e concertos realizados nas várias freguesias” do município.

A proposta, aprovada por unanimidade na ultima reunião privada do executivo municipal, estabelece que seja alocado à iniciativa “o montante anual de 220 mil euros” e que a criação da orquestra “seja concretizada mediante o competente procedimento concursal público”.

Ainda de acordo com uma informação técnica da autarquia, de suporte à proposta aprovada, a gestão da orquestra municipal deve ser “entregue a uma associação/empresa cultural mediante concurso nacional”.