Viagem pelo mediterrâneo encerra “Reencontros” no Palácio de Sintra

O último concerto de “Reencontros” é dedicado às músicas e danças tradicionais do sul de Itália, enquanto exemplos da fusão das inúmeras civilizações que ali confluíram ao longo de milénios

“De Apúlia a Nápoles – temas tradicionais do séc. XVI” é protagonizado pelo tenor italiano Marco Beasley

“Reencontros – Memórias Musicais no Palácio de Sintra” despede-se sábado, dia 25 de maio, às 21h30, com um concerto que nos leva até às costas do sul de Itália e à rica e variada cultura musical dessa região, resultado dos muitos povos que ali se foram fixando e miscigenando ao longo dos tempos.

Somos transportados aos territórios do antigo reino de Nápoles no século XVI e iremos testemunhar como, longe de ficarem confinadas na província, estas músicas, danças e cantares chegaram à capital do reino – Nápoles – e inclusive alcançaram os meios mais cultos da aristocracia e da corte. Gerou-se assim um movimento de mútua influência entre repertórios tradicionais e músicas cultas, que mais contribuiu para a “marca” única da identidade musical da Itália meridional.

O programa “De Apúlia a Nápoles – temas tradicionais do séc. XVI” é protagonizado pelo tenor italiano Marco Beasley, a dirigir um ensemble de cordas dedilhadas (alaúde, arquialaúde, guitarra barroca e colascione) e tambores. Para além de canções tradicionais da Apúlia e da região de Nápoles, neste concerto haverá ainda espaço para temas originais dos músicos que compõem o agrupamento.

Neste espetáculo, seguimos ainda os movimentos coreografados de Lieselotte Volckaert, uma mulher da Europa do Norte (é belga) que, dançando, nos narra a paixão do Sul. A dançarina irá cruzar movimentos contemporâneos com outros ancestrais e típicos do sul de Itália.

Recorde-se, o ciclo “Reencontros – Memórias Musicais no Palácio de Sintra” é uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal (CEMSP), tendo por diretor artístico o maestro Massimo Mazzeo.

Os “Reencontros” dão continuidade à 5.ª Temporada de Música Erudita da Parques de Sintra, que iniciou em março com os “Serões Musicais no Palácio da Pena”, e termina com o ciclo “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”, em outubro e novembro.

  • Informações úteis:
  • Preço de bilhete por concerto: 15€
  • Preço de Bilhete Ciclo (4 concertos): 51€
  • Capacidade da Sala dos Cisnes: 160 lugares
  • Locais de venda: Bilheteiras da Parques de Sintra, FNAC, Worten, El Corte Inglés, Altice Arena, Media Markt, lojas ACP, rede PAGAQUI e Postos de Turismo de Sintra e Cascais.
  • Online em e em www.blueticket.pt
  • M/6