Basílio Horta, foi hoje condecorado pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) com a atribuição da medalha “Fénix de Honra”, a segunda mais alta distinção honorífica atribuída pela LBP.

A decisão foi anunciada por Rama da Silva, vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, [na sequência de uma proposta do secretariado dos Bombeiros do Concelho de Sintra à Liga dos Bombeiros Portugueses], momentos antes de se iniciar mais uma ação, no âmbito das comemorações do “Mês do Bombeiros” no município de Sintra, com a receção da Guarda de Honra ao presidente da autarquia, em formatura, no largo Rainha Dª. Amélia, no terreiro Fronteiro ao Palácio Nacional de Sintra.

“A Câmara de Sintra, sem os seus Corpos de Bombeiros, era um corpo sem alma”, disse Basílio Horta, distinguido com a medalha “Fénix de Honra” da Liga dos Bombeiros Portugueses

“As autarquia locais têm vindo a desenvolver ao longo dos anos um apoio cada vez mais significativo às Associações de Bombeiros (…) para além até do papel que a lei lhes confere”, começou por destacar Rama da Silva, sublinhando neste caso o papel “exemplar nesse processo, da Câmara de Sintra”.

“Muitas vezes temos dado o exemplo da autarquia de Sintra e do seu presidente, no sentido de ter estruturado e estabelecido uma parceria profícua com as respetivas Associações Humanitárias de Bombeiros do Concelho”, reconheceu o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses.

O dirigente lembrou que, “independentemente dos valores de ordem financeira, para nós, Liga dos Bombeiros Portugueses, é fundamental considerar, acima de tudo, a vontade, o desejo e a expressão direta desses apoios, e a Câmara [Sintra] tem sido sensível aos argumentos e às necessidades das Associações”, disse Rama da Silva, destacando o município de Sintra e todos os agentes envolvidos nesta causa humanitária, como “um exemplo extraordinário ao país”.

“Há momentos inesquecíveis”

“É com grata emoção que recebo esta condecoração em nome da Câmara de Sintra”, agradeceu Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, considerando este, um dos “momentos inesquecíveis” da sua carreira.

“Momento que simbolicamente representa a cooperação, a colaboração e o respeito que existe entre a Câmara Municipal de Sintra e os seus Corpos de Bombeiros”, acrescentou o presidente da autarquia, considerando as duas instituições “são uma e a mesma entidade, que embora juridicamente e institucionalmente separadas, consideramos que a Câmara de Sintra, sem os seus Corpos de Bombeiros, era um corpo sem alma, que não podia exercitar talvez a mais importante das nossas competências, que é a proteção das pessoas e bens”.

Pensativo o autarca defendeu que, “ao lado da Educação e da Saúde, a primeira prioridade do Estado, Central ou Local, é a proteção da sua gente”, argumentou Basílio Horta.

“A Câmara de Sintra honra-se com os Corpos de Bombeiros que tem, na sua área de jurisdição e essa solidariedade manifesta-se, não apenas em relação aos munícipes mas entre os diversos Corpos de Bombeiros”, destacou Basílio Horta.

O presidente da Câmara de Sintra, deixou ainda uma chamada de atenção ao “Estado Central, que não pode nem deve demitir-se das suas funções”, pedindo que nas suas decisões, “não enfraqueça o nosso esforço de proteger a nossa Serra, que além de ser nossa é Património da Humanidade”.

Em jeito de desabafo, “não podemos admitir que haja decisões suscetíveis de diminuírem o esforço ou a capacidade de intervenção que temos de ter na nossa Serra de Sintra e em todo o concelho”, fez saber.

As comemorações do “Mês do Bombeiros” no município de Sintra, terminam este domingo, dia 19 de maio, com um desfile apeado e motorizado das forças em parada e a habitual exposição de veículos antigos e operacionais, que envolveu as nove Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários: Agualva-Cacém, Algueirão-Mem Martins, Almoçageme, Belas, Colares, Montelavar, Queluz, São Pedro de Sintra e Sintra.

Esta comemoração municipal “pretende homenagear os nove corpos de bombeiros do concelho que diariamente exercem a sua função em prol da segurança e bem-estar da comunidade”, assinalou o Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra.