Campo de Futebol do Real Sport Clube | Foto: Real SC

O Real Sport Clube-Futebol Sduq “na defesa dos seus direitos”, apresentou esta quinta-feira, ao Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, um recurso para anulação da homologação dos resultados referentes à 1ª Fase do Campeonato de Portugal.

A equipa do concelho de Sintra pede “justiça” em nome da “verdade desportiva”, relativamente à decisão da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em reverter a tabela classificativa da Série D do Campeonato de Portugal, atribuindo à equipa da Casa Pia AC, seis pontos que haviam sido retirados por decisão do Conselho de Disciplina.

Isto é, terminada a fase regular do Campeonato de Portugal, a FPF atribuiu ao Casa Pia os três pontos que garantem o acesso ao play-off. No passado domingo, e após o apito final da fase regular do Campeonato de Portugal, o Real Sport Clube ocupava a segunda posição de acesso ao play-off, com 70 pontos. No terceiro lugar, surgia o Casa Pia com 67 pontos mas, com menos um jogo – jogo que esteve na origem de toda a polémica.

Assim, a 15 de abril, o Olhanense recebia a equipa do Casa Pia. Contudo a partida foi interrompida aos 81 minutos, devido a uma invasão de campo dos adeptos, numa altura em que o Casa Pia vencia por 1-2.

Só que o jogo entre as duas equipas não voltou a ser retomado, nem nesse dia nem no dia seguinte, porque a equipa do Casa Pia, não compareceu.

A polémica estalou agora, quando a FPF revelou a classificação final, atribuindo os três pontos da partida frente ao Olhanense ao Casa Pia que, assim, garante presença no acesso ao play-off. 

Uma decisão que não agradou à direção do Real Sport Clube que se recusa a aceitar a decisão e pede mesmo a penalização por falta de comparência da equipa do Casa Pia, – adversário direto – o que na prática significa menos três pontos na tabela classificativa e o não acesso aos play-off.

“Estamos pois perante uma decisão ao arrepio de todas as regras legais e regulamentares que altera a verdade desportiva em vésperas do último jogo do campeonato, que é decisivo para as pretensões de quem tem lutado dentro das quatro linhas por uma competição justa”, refere a página de facebook do Clube, acrescentando que “estas decisões em nada contribuem para a justiça e verdade desportivas, pelo que devem ser assumidas todas as responsabilidades”.

Em comunicado, o Real Sport Clube-Futebol Sduq “repudia toda e qualquer ação que ponha em causa a justiça e a verdade desportivas” e apresentou esta quinta-feira, 15 de maio, um recurso para anulação da homologação dos resultados referentes à 1ª Fase do Campeonato de Portugal.

Comunicado do Real Sport Clube:
“A quem interessa branquear?

“O Real Sport Clube vem denunciar publicamente o que entende ser uma ação de branqueamento do que se passou no jogo da 30ª jornada da Série D do Campeonato de Portugal entre o SC Olhanense e o Casa Pia AC, jogo que não ficou concluído no dia 14 de Abril.

Interrompido aos 82 minutos por o árbitro ter considerado não haver condições para concluir a partida devido aos distúrbios, a FPF ordenou que o jogo fosse concluído na 2ª feira, dia 15.

À hora marcada, compareceram no Estádio José Arcanjo as equipas do SC Olhanense e de arbitragem bem como as forças de segurança, não tendo comparecido o Casa Pia AC.

A falta de comparência é sancionada com uma derrota de acordo com artigo 68 do Regulamento de Disciplina (Falta de comparência a jogo oficial) que diz, concretamente:

1. O clube que não compareça a jogo regularmente marcado integrado em competição organizada pela FPF, ainda que se tenha deslocado ao recinto desportivo onde o mesmo se realizaria, é sancionado: a) Em competição, ou fase de competição, por pontos ou em competição de um só jogo, com derrota, com dedução de 3 a 5 pontos na tabela classificativa e, acessoriamente, com multa entre 10 e 20 UC.

Ao arrepio do que está claramente regulamentado neste artigo, a FPF acabou por atribuir a vitória e os consequentes 3 pontos ao Casa Pia que não compareceu para jogar os minutos em falta, conforme tinha sido decidido pela própria Federação, de acordo nomeadamente com a nota informativa de nomeação dos árbitros, como se pode verificar:

Ao atribuir os 3 pontos ao Casa Pia, a FPF é responsável por uma decisão que prejudica quem compareceu no relvado. Esta decisão é inaceitável!

Não podemos aceitar que se passe uma esponja por cima deste caso. Exigimos que seja reposta a verdade dos pontos!

Real Sport Clube, 15/05/2019″