Fim de semana de calor com temperaturas a chegar aos 37 graus

Espera-se tempo seco com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais

Praia das Maçãs, em Colares, Sintra | Imagem: Sintra Notícias

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), colocou Lisboa em alerta amarelo para a subida da temperatura máxima entre as 10h00, de domingo, dia 12 de maio, e as 10h00 de segunda-feira, dia 13, com valores que poderão atingir os 37 graus centígrados, em algumas zonas do país, informou, esta sexta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo os técnicos, espera-se tempo seco com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.

Segundo a informação do IPMA, prevê-se a partir de sábado um aumento da temperatura máxima, a atingir valores perto dos 30°C, nas regiões do vale do Tejo e Alentejo.

Já no domingo, a previsão é de que as temperaturas máximas estarão próximas ou acima dos 30°C, em praticamente todo o território, sendo que na região do vale do Tejo e Alentejo a temperatura máxima irá pontualmente atingir valores entre os 35°C e 37°C.

Serviço Municipal de Proteção Civil de Sintra pelo 800 211 113

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANEPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.

Serviço Municipal de Proteção Civil de Sintra