Bernardo Simões e João Del Rio do Colégio Vasco da Gama na final

European Money Quiz | João del Rio e Bernardo Simões, alunos do 9º ano do Colégio Vasco da Gama, jogam a final em Bruxelas

Bernardo Simões e João Del Rio, do Colégio Vasco da Gama, no concelho de Sintra, são os dois representantes portugueses na final do European Money Quiz, que vai decorrer dia 7 de maio em Bruxelas, e que contou com mais 100 mil participantes de 28 países.

Os dois irão agora competir pela vitória na final europeia depois de terem sido os vencedores da edição portuguesa do concurso que avalia e testar a literacia financeira dos jovens europeus.

Os dois representantes portugueses têm-se preparado para a final do European Money Quiz e estão otimistas quanto às suas possibilidades.

João Del Rio e Bernardo Simões , akunos do Colégio Vasco da Gama, na final do European Money Quiz, em Bruxelas

“Espero que consigamos acabar num bom lugar a nível Europeu, sendo o mais importante dar o nosso melhor”, afirma Bernardo Simões. “Planeio ficar entre os melhores, não só para ter mérito próprio, mas também para representar a minha escola, e especialmente Portugal. Vou estar entre os melhores alunos de cada país, o que torna este concurso renhido, e para ter uma boa prestação é preciso trabalhar, que é o que eu tenho feito. Eu e o meu parceiro de equipa, o Bernardo, temo-nos reunido para fazer exercícios, para além de também, em casa, estudar e fazer mais exercícios”, acrescenta João Del Rio.

Os jovens estão em Bruxelas onde, entre outras atividades, irão participar na cerimónia de encerramento da Euronext, com o tradicional toque do sino (na foto).

Já a final do European Money Quiz, as perguntas irão versar sobre temas como poupança, dívida, juros e gestão de risco. Em jogo estão prémios entre os 3.000 e os 1.000 euros para as escolas das três duplas mais bem classificadas, a aplicar num projeto de educação financeira.

Criado em 2017 pela Federação Bancária Europeia – entidade que integra as várias associações de bancos da Europa – o European Money Quiz foi este ano disputado por mais de 100 mil jovens em 28 países, mais do dobro dos participantes da edição de 2018.  

O concurso é jogado por alunos entre os 13 e os 15 anos, na sua língua nativa, através da aplicação Kahoot!, no âmbito das comemorações da European Money Week, que se celebra sempre em março, e cuja Final Europeia irá decorrer dia 7 de maio em Bruxelas.

Fotografias: DR Colégio Vasco da Gama