Música medieval e renascentista no Palácio Nacional de Sintra

No Palácio da Vila irão atuar agrupamentos de renome que farão redespertar as músicas da Idade Média e do Renascimento que se ouviam no Palácio da Vila, quando este era residência real de verão.

O ciclo “Reencontros – Memórias Musicais no Palácio de Sintra”, segunda parte da Temporada de Música da Parques de Sintra, decorrerá este ano nos sábados do mês de maio, entre os dias 4 e 25, sempre às 21h30.

Os “Reencontros – Memórias Musicais no Palácio de Sintra”, com direção artística de Massimo Mazzeo, regressam a este Palácio Nacional, com alguns dos mais conceituados intérpretes e agrupamentos internacionais especializados nos repertórios medieval e renascentista.

O ciclo “Reencontros” tem início no dia 4 de maio, com um programa dedicado à música veneziana, que recria a cerimónia de coroação dos doges, conduzido pelo Ensemble La Fenice, com direção de Jean Tubéry. O Palácio Nacional de Sintra recebe em estreia, neste ciclo, concertos dos históricos Ensemble La Fenice (criado em 1990) e Ensemble Clément Janequin, fundado em 1978. A quinta edição dos “Reencontros” conta ainda com a participação do Ensemble Arte Musica e de um agrupamento encabeçado pelo consagrado tenor de música antiga italiano Marco Beasley.

Neste concerto, ouviremos obras de Giovanni (1557?-1612) e Andrea Gabrieli (1532/33-1585), que pontuavam estas celebrações, num programa especialmente concebido para a Sala dos Cisnes do Palácio de Sintra e que decerto transportará o público para os magníficos espaços da Basílica de São Marcos e do Paço Ducal de Veneza.

O segundo concerto, no dia 11 de maio, recupera a canção francesa do século XVI. Dirigido por Dominique Visse, o Ensemble Clément Janequin apresentará um programa repleto de humor e colocado sob o signo do epicurismo, com o elogio dos prazeres, do amor, do vinho, em resumo, uma celebração da (boa) vida.

No sábado, 18 de maio, chega de Itália o Ensemble Arte Musica, com um programa que apresenta obras de dois notáveis compositores da época conhecida por Maneirismo: Sigismondo d’India e Claudio Monteverdi. Os Arte Musica propõem-se ilustrar a transição do estilo “antigo” (polifónico) para o estilo “moderno” do canto acompanhado e da nova técnica do “recitar cantando”, de certa forma precursora da ópera.

Os “Reencontros” chegam ao fim no dia 25 de maio, com o tenor Marco Beasley a dirigir um ensemble multinacional num programa que celebra a civilização mediterrânea através das formas musicais de dança típicas do sul de Itália durante o século XVI. Neste concerto, abordam-se os processos de “mestiçagem” musical típicos desta região, quer pela confluência de diferentes povos que nela se fixaram, quer pela retroação que ali se verificou entre as músicas de extração popular e as músicas que se ouviam na corte napolitana.

O ciclo “Reencontros – Memórias Musicais no Palácio de Sintra” é uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal (CEMSP), tendo por diretor artístico o maestro Massimo Mazzeo.

Os “Reencontros” dão continuidade à 5.ª Temporada de Música Erudita da Parques de Sintra, que iniciou em março com os “Serões Musicais no Palácio da Pena”, e termina com o ciclo “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”, em outubro e novembro.

Informações úteis:

  • Preço de bilhete por concerto: 15€
  • Preço de Bilhete Ciclo (4 concertos): 51€
  • Capacidade da Sala dos Cisnes: 160 lugares
  • Locais de venda: Bilheteiras da Parques de Sintra, FNAC, Worten, El Corte Inglés, Altice Arena, Media Markt, lojas ACP, rede PAGAQUI e Postos de Turismo de Sintra e Cascais.
  • Online em www.parquesdesintra.pt e em www.blueticket.pt
  • M/6