Loja Auchan de Sintra recebe certificação ambiental

Loja Auchan em Sintra distinguida pela adoção de um sistema de gestão ambiental que cumpre os requisitos da norma ISO 14001

O Jumbo de Sintra foi distinguido com a certificação ambiental atribuída pela Bureau Veritas Portugal. Uma distinção que reconhece a adoção de um sistema de gestão ambiental que cumpre os requisitos da norma ISO 14001. É a 11.ª loja Auchan a receber este selo em Portugal.

“Para garantir esta certificação, a loja teve de alinhar os seus procedimentos com as melhores práticas ambientais do grupo: redução do consumo de eletricidade, aumento do volume de resíduos enviados para reciclagem, formação de colaboradores, diminuição da utilização de plásticos, fim dos produtos descartáveis, entre outras”, explica a Auchan ao SINTRA NOTÍCIAS.

Segundo a Auchan, em 2018, a loja de Sintra conseguiu reduzir em cerca de 9% o consumo de eletricidade; enviou 74% dos seus resíduos para reciclagem; recolheu 5,4 toneladas de resíduos no Ecoponto de recolha de resíduos de cliente (ex.: óleos alimentares, lâmpadas, pilhas, tinteiros, equipamentos elétricos); instalou uma ‘horta urbana’, em parceria com a Jungle Greens, no parque de estacionamento, reduzindo a zero quilómetros o impacto do transporte; fez parcerias com produtores locais de Sintra (duas pastelarias e três de frutas e legumes); tem agora 900 referências no Mercado Bio, todas com embalagem de papel; e todos os colaboradores têm formação em ambiente.

“O consumidor valoriza cada vez mais a proteção do ambiente e o nosso desempenho social, mas também a forma transparente como comunicamos, como estamos presente localmente e como apresentamos os nossos produtos e serviços”, sublinha Rita Cruz, Responsável de Sustentabilidade e Ambiente da Auchan Retail Portugal ao SINTRA NOTÍCIAS, a propósito do reforço das políticas ambientais da insígnia.

Jumbo de Sintra é a 11.ª loja Auchan a receber este selo em Portugal

O estímulo à produção de produtos sustentáveis, a formação de colaboradores e sensibilização de clientes são outros compromissos levados a cabo pela empresa 

O processo de certificação das lojas Auchan em Portugal teve início em 2008 e, atualmente, além do Jumbo de Sintra, o sistema de gestão ambiental corporativo está implementado também nas lojas de Alfragide, Almada, Gaia, Gondomar, Amadora, Viseu, Aveiro, Figueira da Foz, Torres Vedras e Setúbal. Este conjunto de lojas representam 50% do volume de vendas da Auchan Retail Portugal.

A política ambiental da Auchan Retail Portugal estabelece como compromissos a otimização na utilização dos recursos naturais; a promoção do consumo sustentável; a proteção do ambiente e a redução da poluição pela minimização do impacto ambiental das várias atividades.