Postos de combustivel com filas longas em Algueirão Mem Martins

Gasolina começa a faltar em alguns postos de abastecimento no concelho de Sintra que registam longas filas de automóveis, junto às bombas

Posto de combustíveis do Jumbo, em Algueirão Mem Martins | Foto: Sintra Notícias

A greve dos motoristas de transporte de matérias perigosas que teve início as 00h00 deste segunda-feira, começa a fezer-se sentir nos postos de abastecimento de combustíveis um pouco por todo o pais.

Na freguesia de Algueirão Mem Martins, no concelho de Sintra, a gasolina começa a faltar em alguns tanques de armazenamento de combustiveis e há filas, por vezes longas, junto às bombas para abastecer-

O posto de abastecimento do Jumbo em Mem Martins, às 15h06, só tinha disponível gasóleo aditivado. Sem problemas mas também com longas filas de automóveis, estavam a funcionar os postos de abastecimento da BP, Galp e Repsol. No algueirão, os postos da Galp, estavam sem problemas de abastecimento, às 15h50, apesar de muito concorridos.

Postos encerrados por falta de combustíveis às 19h01
  • Jumbo (Mem Martins)
  • Rio de Mouro (Repsol)
  • A16 (Prio)

(em atualização)

A pouco mais de 24h00, os efeitos da greve começaram a fazer-se sentir, também nos aeroportos de Lisboa e de Faro.

Governo está a tentar “normalizar” situação, diz Marcelo

O Governo já avançou com a requisição civil, apesar da contestação do sindicato destes profissionais. Os motoristas exigem um aumento de salários e a melhoria dos horários e condições de trabalho.

“A grande preocupação é estabilizar e normalizar a situação”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa. Quanto ao “problema laboral”, o Presidente da República, disse esperar “que venha a ter diálogo que permita também uma evolução”.

Sobre a requisição civil, que talvez pudesse ter evitado a ruptura nos combustíveis se tivesse sido imposta mais cedo, o Presidente afirmou que, “o que me chega da parte do Governo é a convição de que tudo está a ser feito para recuperar esse tempo que entretanto decorreu”.

Plataforma online diz quais os postos sem combustível

A plataforma criada pela VOST Portugal (Voluntários Digitais em Situações de Emergência), com a ajuda do criador do Fogos.pt, informa sobre os postos de abastecimento que estão sem combustível.

O endereço é janaodaparaabastecer.vost.pt.

O responsável da VOST adiantou ao site Dinheiro Vivo que consoante o desenrolar dos acontecimentos, a plataforma iria reagrupar as informações, por exemplo, por concelhos.