Morreu a escritora Maria Alberta Menéres

‘Ulisses’, ‘Um Peixe no Ar’ ou ‘Um Camaleão na Gaveta’ são apenas algumas da obras que eternizaram Maria Alberta Menéres

Morreu esta segunda-feira a escritora e antiga jornalista, Maria Alberta Menéres, aos 88 anos.

Natural de Vila Nova de Gaia, Maria Alberta Menéres é autora de uma vasta obra poética. O anúncio da morte foi feito pela filha, Eugénia Melo e Castro, através da rede social Facebook.

O anúncio da morte foi feito pela filha, Eugénia Melo e Castro, através da rede social Facebook

A autora de emblemáticas obras da literatura infantil, recorde-se, nasceu a 25 de agosto de 1930. ‘Ulisses’, ‘Um Peixe no Ar’ ou ‘Um Camaleão na Gaveta’ são apenas algumas da obras que eternizaram Maria Alberta Menéres.

A escritora, ao longo do seu percurso profissional, dirigiu o Departamento de Programas Infantis e Juvenis da RTP, foi professora de Língua Portuguesa e História entre 1965 e 1973 e colaborou ainda com diversos jornais, enquanto jornalista, entre eles o Diário de Notícias.

Recorde-se, o concelho de Sintra há muitos anos que atribuiu o nome de Maria Alberta Menéres, à Escola Básica 2,3 de Algueirão N.º 2, homenageando assim a escritora e jornalista, ainda em vida. A escola, designada por MARIA ALBERTA MENÉRES, localizada na Tapada das Mercês, na freguesia de Algueirão Mem Martins no concelho de Sintra, foi criada por despacho a 23 de Dezembro de 2002 (2ª Série).

Maria Alberta Menéres foi agraciada em 2010 com o grau de comendadora da Ordem de Mérito.

Maria Alberta Menéres

Licenciada em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professora do Ensino Técnico, Preparatório e Secundário, nas disciplinas de Língua Portuguesa e História (de 1965 a 1973).

Organizou a Antologia da Poesia Moderna Portuguesa ( 1940/1967), em 1976, e, dois anos mais tarde, a Novíssima Antologia da Moderna Poesia Portuguesa, 2 volumes, pela Moraes Editora, em parceria com o Poeta E. M. de Melo e Castro.

De 1974 a 1986, foi Directora do Departamento de Programas Infantis e Juvenis da Radiotelevisão Portuguesa, RTP, tendo sido autora e produtora de inúmeros programas televisivos para crianças e jovens, uma vez que nessa época “quem comandava também criava”!!

Foi Assessora do Provedor de Justiça, de 1993 a 1998, sendo da sua responsabilidade as primeiras linhas de apoio a Crianças e Idosos em Portugal.

Poeta e Escritora, Maria Alberta Menéres é autora de mais de 100 livros infantis e juvenis, com merecido destaque para o especialíssimo Ulisses, que conta já com 45 edições e mais de um milhão de exemplares vendidos.

Entre as múltiplas actividades Maria Alberta Menéres foi, também, a criadora do conceito, e deu o nome, ao ” Pirilampo Mágico”, a convite de José Manuel Nunes da Antena 1. Foi autora durante seis anos das letras das canções dessa campanha solidária «Pirilampo Mágico», campanha que dura até hoje.

Em 1975 adaptou para o Português actual a obra PEREGRINAÇÃO de Fernão Mendes Pinto, ( 2 volumes, Edições Afrodite ) sendo esta adaptação considerada a melhor adaptação desta obra, sendo estudada e editada também no Brasil, pela Editora Nova Fronteira.

Fez traduções, adaptações, dezenas de peças de teatro, para além de uma sólida obra de poesia adulta com 15 livros publicados, e que em breve será totalmente reeditada e organizada pela Porto Editora, com o título “POESIA COMPLETA”.

Em 1986 recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças, “pelo conjunto da sua obra literária e a manutenção de um alto nível de qualidade”.

Em 2010 foi agraciada com a Condecoração da Ordem de Mérito Civil no grau de Comendador.

É Mãe de Alberta Melo e Castro e de Eugénia Melo e Castro, avó de Mariana Melo e bisavó de Mia, com 9 anos.

Fotografia: DR Maria Alberta Menéres – facebook