IC19 “sem fuga” e escapatória sempre que o acidente acontece

O IC19, a principal via rodoviária do concelho de Sintra, é a estrada onde circulam mais viaturas em Portugal: 103 mil por dia

O IC 19 (Itinerário Complementar), que liga Sintra a Lisboa, continua a ser uma das estradas mais perigosa do país, com muitos acidentes, com vítimas, onde é dificil circular ou escapar, sempre que se verifica um acidente.

Esta quarta-feira, 10 de abril, um camião, despistou-se à saída para Queluz, causando um ferido ligeiro, e foram muitas horas de via encerrada, ficando restabelecida às 11h10 de hoje, – mais de cinco horas depois.

No início desta semana, um veículo ligeiro de passageiros, caputou com uma vítima encarcerada tipo I, valendo a asssitência pronta dos Bombeiros Voluntários de Queluz: “Efetuamos as manobras de salvamento e desencarceramento tendo a vítima sido estabilizada e encaminhada para unidade hospitalar Santa Maria”.

Em fevereiro deste ano, a via esteve cerca de 10 horas encerrada à circulação automóvel, porque foi necessário proceder à remoção de um pórtico com placas de trânsito, que se encontra na zona de Rio de Mouro e contra o qual o camião embateu.

Não contabilizando os acidente mais graves, a circulação automóvel é afetada quase todos os dias com toques e incidentes, que provocam longas filas de trânsito e grande perda de tempo.

Na verdade, o IC19, a principal via rodoviária do concelho de Sintra, é a estrada onde circulam mais viaturas em Portugal, segundo dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), relativos a 2017.

A A5, que liga Lisboa a Cascais, é a autoestrada mais movimentada ao receber quase 87 mil carros por dia, em média. Um número inferior ao registado no IC19, Lisboa – Sintra, que é a via nacional com mais viaturas: 103 mil carros por dia.

Fotografias:

  • Fotografias: Sintra Notícias / Correio da Manhã / Bombeiros de Agualva Cacém e Bombeiros de Queluz