Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra

O município de Sintra apresentou, esta terça-feira, as contas relativas ao ano de 2018 onde as receitas ascenderam a 206 milhões de euros, o que representa um crescimento de 8% (15,9 milhões de euros) face a 2017.

“A dinâmica económica no município de Sintra foi um dos fatores que mais contribuiu para este crescimento”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Sintra à agência LUSA. “Apesar da descida de impostos e taxas nos últimos 4 anos”, nomeadamente a redução em 6 pontos do IMI, “a autarquia arrecadou em 2018 cerca de 95,4 milhões de euros em impostos diretos”, mais 6 milhões de euros que no ano 2017”, sublinha ainda Basílio Horta.

O resultado líquido do exercício em 2018 ascendeu a 21,9 milhões de euros, já reduzido em 10 milhões de euros de provisões para possíveis perdas de processos judiciais a decorrer.

O município apresenta um prazo médio de pagamento de 7 dias e a autarquia reduziu, nos últimos 5 anos, a sua dívida bancária de 79,7 milhões para 8 milhões de euros em 2018. Este esforço financeiro permitiu libertar anualmente cerca 4 milhões de euros em serviço e juros e baixar para 39,9 euros a divida por habitante.

Sintra é um dos grandes municípios com maiores níveis de autonomia financeira (88%), solvabilidade (736,9%) e liquidez geral (15,55). 

Basílio Horta destacou o grande aumento “do investimento da Câmara Municipal por todo o concelho”, estando previstos 159 milhões de euros em investimentos até ao final de 2021. A viabilidade financeira deste plano de investimento é possível devido ao saldo positivo de tesouraria de 140 milhões de euros em 2018, ano com uma taxa de execução de 78,4% na despesa paga.

A saúde, a educação, a mobilidade e a melhoria do espaço público, “são quatro áreas prioritárias para o município de Sintra”.

No setor da saúde, Sintra prevê investir mais de 38 milhões de euros, 30 milhões no novo hospital, previsto para 2021, e 8 milhões em cinco novos centros de saúde. Já na educação, o município de Sintra investe cerca de 24 milhões de euros, até ao final do mandato, na recuperação de 98 escolas básicas nº1 e nº2 em todo o concelho. Adicionalmente, nas escolas da responsabilidade do estado central a autarquia prevê investir cerca de 7 milhões de euros.

Na mobilidade, para além dos 10 milhões previstos para a melhoria das vias rodoviárias, o município de Sintra vai investir 12,9 milhões de euros no passe único, implementado na área metropolitana de Lisboa no início deste mês, até ao final do mandato (2021).

No investimento no espaço público e requalificação urbana, o município concretiza projetos como o Eixo Verde e Azul, que liga a Serra da Carregueira em Belas ao mar, um investimento de cerca de 7 milhões de euros. O município prevê investir, até ao final de 2021, cerca de 30 milhões de euros em todo o concelho numa estratégia de valorização e requalificação do território onde vivem e trabalham cerca de 400 mil pessoas.