Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra apresentaram um resultado líquido positivo de 830 mil euros nas contas de 2018, dados que constam do documento de prestação de contas da empresa que irá à próxima reunião do executivo camarário no dia 9 de abril.

No ano de 2018, foram faturados aos clientes dos SMAS de Sintra mais de 20 milhões de metros cúbicos de água. A empresa alcançou proveitos de 65,289 milhões de euros.

Os custos operacionais tiveram um decréscimo de 234 mil euros, uma redução de 0,4% face ao ano anterior, ou seja, foi mantido o esforço de redução de custos. Também os custos com fornecimentos e serviços externos registaram uma redução de 5%.

Relativamente a 2017, verifica-se uma redução dos proveitos em 450 mil euros, mas, segundo explicou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, essa perda “é compensada pelo aumento da eficiência dos sistemas de distribuição de água”.

“Mais de 78% dessa redução tem origem na diminuição dos consumos das juntas de freguesia do concelho. No entanto, a eficiência dos sistemas de distribuição de água permitiu compensar este valor. Em 2017, as perdas eram de 23,4% e em 2018 desceram para 20,08%”, apontou. Esta diferença percentual de 2,6% de 2017 para 2018, representou uma redução do volume de perdas superior a 1 milhão de metros cúbicos, o que significou uma poupança de cerca de 629 mil euros.

A redução do consumo e das perdas, assim como o aumento de 15,79% no tratamento das águas residuais verificados no último ano, é o resultado da estratégia de investimento ambiental que o município de Sintra tem realizado neste setor nos últimos anos.

Basílio Horta destaca o facto da melhoria da eficiência dos sistemas de distribuição de água permitiu poupar mais de 600 mil euros, cerca de 1 milhão de metros cúbicos de água

Os SMAS de Sintra absorveram em 2018 o maior aumento de custos com pessoal, o que implicou uma despesa extra de 1,2 milhões de euros. Este aumento resulta da reposição parcial dos cortes salariais registados nos últimos anos, e do reforço do quadro de pessoal devido ao alargamento da atividade dos SMAS de Sintra na área da recolha de resíduos.

Também em 2018 os SMAS iniciaram investimentos superiores a 11 milhões e 900 mil euros em empreitadas de remodelação de redes e saneamento no município de Sintra.

Os SMAS de Sintra continuam também a desenvolver uma política de inclusão social, o que implicou uma redução de proveitos na ordem dos 500 mil euros, através da tarifa social.

A fatura da água no município de Sintra está abaixo da média dos valores pagos nos sete concelhos vizinhos da área metropolitana de Lisboa (Lisboa, Cascais, Amadora, Oeiras, Loures, Odivelas, Mafra). Este objetivo foi alcançado devido à decisão de não aumento da fatura da água nos últimos anos no município. A manutenção do preço da fatura aos utentes só foi possível através de uma estratégia de redução de perdas de água, conseguida com o aumento dos investimentos em infraestruturas e programas de poupança.

Os SMAS de Sintra são o maior serviço municipal de água e saneamento em Portugal com mais de 186 mil clientes. A empresa está a investir durante o triénio 2018/2021 mais de 50 milhões de euros.