CORTEX: “Arranca” hoje o Festival de Curtas-Metragens de Sintra

Festival de Curtas-Metragens de Sintra, até domingo no Centro Cultural Olga Cadaval, com o melhor que se tem feito na curta metragem a nível nacional e internacional

Estreia de uma nova competição dedicada apenas às estreias de filmes nacionais

Arranca esta quarta-feira e até domingo, a 9.ª edição do Cortéx – Festival de Curtas-Metragens de Sintra, no Centro Cultural Olga Cadaval e apresenta o melhor que se tem feito na curta metragem a nível nacional e internacional.

São cinco dias dedicados a este formato, divididos numa vibrante programação que inclui as já habituais competições nacional, internacional e Mini Córtex. Pela primeira vez este ano, a estreia de uma nova competição dedicada apenas às estreias de filmes nacionais.

Além das competições, a nona edição do Festival Córtex oferece uma programação paralela que inclui uma retrospetiva do realizador convidado Gabriel Abrantes e uma secção programada por uma outra instituição de cinema.

A obra de Gabriel Abrantes vai estar em grande destaque na 9.ª edição do Festival Córtex – Festival de Curtas-Metragens de Sintra.
Gabriel Abrantes, venceu a Melhor Curta Nacional do Córtex 2018 com “Os Humores Artificiais”. Esta é a primeira grande retrospetiva realizada em Portugal do trabalho de Gabriel Abrantes (n.1984, EUA). Ao todo vão ser exibidos 15 filmes em 4 sessões.
Esta homenagem coincide com a estreia de “Diamantino” nos cinemas, filme vencedor do Grande Prémio da Semaine de la Critique – Cannes em 2018.

Este ano o Festival de Curtas-Metragens de Sintra, celebra a obra do realizador português Gabriel Abrantes.

Gabriel Abrantes, que muitas vezes apresentou as suas curtas-metragens no Córtex (tendo inclusivamente vencido a edição de 2018), tem revolucionado de forma ímpar o cinema português e estará na salas de cinema a partir de dia 4 de abril, com a sua primeira longa metragem: “Diamantino”.

A estreia do filme de Gabriel Abrantes coincide com a retrospetiva que o Festival tem preparada na qual irão ser exibidas as 15 curtas-metragens mais emblemáticas do jovem realizador, abrindo o certame com a exibição da sua primeira média-metragem: “Palácios de Pena”.

Com Córtex chega também uma grande novidade este ano: Competição Nacional de Estreias. A partir da edição de 2019, o Festival passará a premiar estreias.

O Festival apresenta filmes em competição nacional, competição internacional e uma nova secção competitiva: a competição nacional de estreias, com 10 filmes portugueses que vão ser exibidos pela primeira vez neste certame.

As competições Nacional e Internacional com filmes que não estão em estreia mantém-se, numa espécie de apanhado do que de melhor feito no ano anterior, mas acrescentámos uma competição para filmes de produção nacional  que nunca foram exibidos em sala.

Pela primeira vez também, haverá a secção Hemisfério dedicada a um festival realizado em Portugal e é o Doclisboa que irá programar esta secção.

As restantes secções mantém-se: Minicórtex para todas a escolas do concelho de Sintra e para pais e filhos no fim-de-semana, Frontal para seniores e adolescentes e concertos no MU.SA.

Tal como no ano passado, a programação, para além de Sintra, vai estender-se ao Cinema Ideal, em Lisboa, com as Competições Nacional e Internacional, Hemisfério e a Retrospetiva do Gabriel Abrantes.

O Festival Córtex é uma organização da Reflexo – Associação Cultural, com a co produção da Câmara Municipal de Sintra.

Mais informações e programação em http://www.festivalcortex.com/