Concurso de colagens ao estilo de Wisława Szymborska

Os trabalhos deverão ser entregues até às 17h00, de dia 26 de abril de 2019, por correio ou na Embaixada da República da Polónia em Lisboa

Colagens de Wisława Szymborska, - quando não escrevia poesia, criava colagens

Wisława Szymborska, vencedora do Prémio Nobel da Literatura de 1996, é uma autora mundialmente aclamada pela sua poesia em que, numa linguagem ligeiramente irónica, contesta a realidade.

No entanto, nem todos sabem que quando não escrevia poesia, criava colagens.

No âmbito das celebrações dos 40 anos do leitorado da língua polaca na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a Embaixada da República da Polónia convida à participação no concurso de colagens ao estilo de Wisława Szymborska, dirigido a pessoas maiores de idade, residentes em Portugal, interessadas na cultura polaca.

Através da leitura do texto da autoria de Michal Rusinek, as colagens de Wisława Szymborska, podem perceber o espírito das colagens da poetisa e a criar uma colagem à Szymborska. 

Os trabalhos deverão ser entregues até às 17h00, de dia 26 de abril de 2019, por correio ou na Embaixada da República da Polónia em Lisboa, na Av. das Descobertas n.º 2, 1400-092 Lisboa, num envelope identificado com a nota “CONCURSO COLAGENS”.

O autor da melhor obra será premiado com um bilhete aéreo para Cracóvia, a cidade de Szymborska. Mais informações e regulamento AQUI

Maria Wisława Anna Szymborska foi uma escritora polaca galardoada com o Prémio Nobel na área de literatura em 1996. Poetisa, crítica literária e tradutora, viveu em Cracóvia, onde se formou em Filologia Polaca e Sociologia pela Universidade Jaguellonica. Nem todos os amigos recebiam postais com colagens, porque nem todos compreendiam o seu humor e a sua estrutura irónica, já que a chave para compreender as suas colagens é a ironia. A mesma ironia que constitui uma das chaves para compreender a poesia de Wisława Szymborska.