Encontrados os finalistas nacionais, só falta a participação do público, para trazer o prémio para Massamá e Monte Abraão

O Projeto “Mini-Presidentes” é um dos 5 finalistas ao Prémio “Boas Práticas de Participação” da União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, cujas votações estão abertas até às 23h59 de 26 de abril.

O Prémio “Boas Práticas de Participação” tem uma periodicidade anual, “servindo de incentivo à implementação, disseminação e valorização de práticas inovadoras de democracia”, explica a autarquia em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS.

Encontrados os 5 finalistas, só falta mesmo a participação do público na votação do Prémio de Boas Práticas para trazer a distinção para Massamá e Monte Abraão.

Como realizar a sua votação:

  • 1. Aceder à votação em www.portugalparticipa.pt, separador “votação”;
  • 2. Selecionar as duas práticas em que deseja votar (obrigatório voto em duas práticas diferentes);
  • 3. Preencha os dados pedidos, tenha atenção para escrever o email corretamente;
  • 4. Clicar em votar;
  • 5. Receberá a seguinte mensagem: “OBRIGADO PELO SEU VOTO. O seu voto foi submetido com sucesso. Por favor verifique o seu email para validar o seu voto.”
  • 6. Ir ao e-mail e clicar no link fornecido para validação dos votos.
  • 7. Uma vez validado, será direcionado para o ecrã final com a seguinte mensagem: “O seu voto foi submetido.

Cada utilizador tem direito a dois votos, que deverão obrigatoriamente ser atribuídos a duas práticas diferentes. Se o votante atribuir apenas um voto, o mesmo não será considerado válido. O link para a votação no Projeto Mini-Presidentes da União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão é: http://www.portugalparticipa.pt/Candidatura/RegisterVote

Promovar a cidadina ativa e participativa

Recorde-se, este projeto surge com o objetivo de promover uma cidadania ativa e participativa junto dos alunos do 1º ciclo do ensino básico da freguesia, tendo sido alargado ao 5º ano de escolaridade, no âmbito de uma participação ativa na freguesia, aproximando, desta forma, os eleitos aos jovens cidadãos.

Pretende-se envolver os alunos das escolas na governação da freguesia, passando pela simulação da realização de uma reunião de executivo pública, onde fazem parte integrante dos órgãos “eleitos” e interagem com os cidadãos (também eles crianças), através da discussão de temas definidos, nomeadamente sobre o comércio local e o papel do cidadão na freguesia.