Soprano Elisabete Matos encerra “Serões Musicais”

Nos dias 29 e 30 de março, o soprano Elisabete Matos e o pianista Cristóvão Luiz apresentam um recital que recorda a obra da primeira grande figura do Romantismo musical francês, mas que também visita canções de Toldrà e Rossini e ‘Lieder’ de Strauss.

Elisabete Matos já cantou em muitos dos principais palcos líricos mundiais

Os “Serões Musicais” no Palácio da Pena despedem-se este fim de semanano, com um duplo recital de canto que marca também a estreia do soprano Elisabete Matos nos ‘Serões Musicais’.

A notável cantora lírica portuguesa apresenta o programa ‘Nos 150 anos da morte de Berlioz’ no Salão Nobre do Palácio, esta sexta-feira, dia 29 e no sábado, dia 30 de março, às 21h00, acompanhada ao piano por Cristóvão Luiz.

Com uma carreira internacional de três décadas, Elisabete Matos já cantou em muitos dos principais palcos líricos mundiais. Entre a quase meia centena de papéis que interpretou, contam-se as mais famosas heroínas das óperas de Verdi, Wagner e Puccini. Em Portugal, tem-se apresentado com regularidade no Teatro Nacional de São Carlos ao longo da última década.


Cristóvão Luiz é maestro-titular do Coro do Círculo Portuense de Ópera e músico convidado da Orquestra Sinfónica do Porto e do Coro Casa da Música

Em reconhecimento da sua brilhante carreira, Elisabete Matos foi condecorada com a Ordem do Infante D. Henrique (1999: grau de Oficial; 2013: grau de Grande Oficial) e recebeu em 2015 a Medalha de Mérito Cultural.

Já Cristóvão Luiz é maestro-titular do Coro do Círculo Portuense de Ópera e músico convidado da Orquestra Sinfónica do Porto e do Coro Casa da Música.

Último programa dos Serões Musicais

O último programa dos Serões Musicais revela textos e ambientes que não poderiam ser mais diferentes entre si e que permitirão admirar a versatilidade interpretativa de Elisabete Matos. De Eduard Toldrà (1895-1962), ouviremos “Seis Canciones Castellanas”, nas quais se nota a influência da canção popular e das músicas e ritmos tradicionais espanhóis. 

Segue-se uma das criações cimeiras do compositor francês Hector Berlioz, do qual se assinalam em 2019 os 150 anos da morte: o ciclo ‘Les nuits d’été’, sobre textos do grande poeta romântico Théophile Gautier. 

Um tom mais ligeiro será dado por “La Regata Veneziana”, de Gioacchino Rossini (1792-1868), um tríptico de ‘canzonette’ destinado a ser ouvido nas ‘soirées’ que o compositor italiano organizava na sua residência parisiense.

O programa completa-se com cinco ‘Lieder’ de Richard Strauss (1864-1949), entre os quais figuram os universalmente famosos ‘Zueignung’ e ‘Cäcilie’.

O ciclo Serões Musicais no Palácio da Pena é uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal (CEMSP), tendo por diretor artístico o maestro Massimo Mazzeo.

Os “Serões Musicais” iniciam a Temporada de Música Erudita da Parques de Sintra, que prossegue em maio com os “Reencontros – Memórias musicais no Palácio de Sintra” e termina com o ciclo “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”, em outubro e novembro.

Informações úteis:

  • Preço de bilhete por concerto: 15€
  • Preço de Bilhete Ciclo (7 concertos, nas datas: 1, 2, 8, 9, 15, 22 e 29/03): 89€
  • Capacidade do Salão Nobre: 80 lugares
  • Locais de venda: Bilheteiras da Parques de Sintra, FNAC, Worten, El Corte Inglés, Altice Arena, Media Markt, lojas ACP, rede PAGAQUI e Postos de Turismo de Sintra e Cascais.
  • Online em www.parquesdesintra.pt e em www.blueticket.pt
  • M/6