Bombeiros de Almoçageme em operações de busca e salvamento

MOÇAMBIQUE | O Comandante Bruno Tomás, do corpo de Bombeiros Voluntários de Almoçageme, integra Força Especial de Bombeiros (FEB) “para ajudar nas operações de busca e salvamento” na sequência do ciclone IDAI, na cidade da Beira

Comandante Bruno Tomás, do corpo de Bombeiros Voluntários de Almoçageme | Foto: Bombeiros de Almoçageme

O Comandante Bruno Tomás e o Bombeiro de 1ª classe, Rafael Encarnação do corpo de Bombeiros Voluntários de Almoçageme, partiram esta sexta-feira, para Moçambique “para ajudar nas operações de busca e salvamento”, na sequência da passagem do ciclone IDAI, que devastou toda uma região, provocando 293 mortos e mais de 400 mil desalojados.

Bruno Tomás e Rafael Encarnação fazem parte de uma equipa de peritos multidisciplinares que integra elementos de Comando da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), da Força Especial de Bombeiros (FEB), da Guarda Nacional Republicana (UEPS – Unidade de Emergência de Proteção e Socorro e binómios de busca e socorro), do INEM e da EDP.

A equipa irá participar nas operações de socorro na sequência do ciclone Idai que afetou este país. A missão, coordenada pela ANPC, seguiu a bordo de um avião C-130 da Força Aérea Portuguesa que partiu do AT 1 (Aeroporto Militar de Figo Maduro).

Refira-se, que a corporação de Bombeiros Voluntários de Almoçageme, no concelho de Sintra, “não está em operações em Moçambique, está sim o seu comandante, que por ser elemento pertencente à Força Especial de Bombeiros, foi destacado para a missão, bem como o nosso bombeiro de 1a Rafael Encarnação, no cumprimento das suas obrigações enquanto elementos da referida força”, esclareceu o Comandante, Luis Manuel Martins Recto, em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS.

A ajuda humanitária, que decorre do pedido de assistência internacional formulado pelas autoridades Moçambicanas via Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, enquadra-se no auxílio externo que Portugal tem vindo a prestar no âmbito do esforço internacional de ajuda Moçambique.

Aeroporto Militar de Figo Maduro, em Lisboa

O comandante Bruno Tomás e o bombeiro de 1ª classe, Rafael Encarnação, fazem parte de uma equipa multidisciplinar que integra elementos de Comando da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC)

[Notícia corrigida e atualizada às 21h32]