São muitas e variadas as sugestões que justificam sair de casa, este fim de semana. O tradicional Baile das Camélias, na Sociedade União Sintrense (SUS) é um ponto de passagem obrigatória, para quem gosta de dar “um pé de dança” à moda antiga.

A Sociedade União Sintrense vai vestir-se a rigor para receber o Baile das Camélias, que se realiza esta sábado, dia 23 de março, às 21h30, ao som da banda Vice-Versa. O que começou por ser uma forma de elogiar os jardineiros e as belas camélias das quintas sintrenses tornou-se numa das mais belas e emblemáticas festas que a Vila de Sintra recebe anualmente.

O quarto fim de semana dos “Serões Musicais no Palácio da Pena” é inteiramente dedicado ao compositor Robert Schumann (1810-1856). Esta sexta feira 22 de março e sábado, 23, no Salão Nobre do Palácio, o jovem e premiado barítono André Baleiro e o pianista David Santos apresentam um programa de ‘Lied’, a canção de câmara alemã.

Canções da Disney, sobem ao palco do auditório, Jorge Sampaio, no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra, esta domingo, dia 24 de março, às 16h00, numa viagem ao universo dos filmes animados de longa-metragem, desde os anos 40. Um concerto, com uma evidente vertente pedagógica e ética, onde não faltam – Pinóquio e Dumbo – até aos mais recentes, como, o Hércules e também o Rei Leão II.

Vida e obra de Artur Anjos Teixeira é o nome da exposição temporária que que está patente até 5 de maio no Museu Anjos Teixeira. Nesta exposição será revelado um pouco da vida e obra de Artur Anjos Teixeira, um dos escultores mais importantes portugueses do século XX, recorrendo a fotografias, desenhos e maquetes de peças do escultor.

O Museu de Odrinhas, no âmbito do dia Mundial da Água, realiza no dia 23 de março, um roteiro patrimonial intitulado “AQVAE SACRVM”, das 10h00 às 18h00. O evento tem como objetivo a valorização e divulgação dos monumentos e sítios arqueológicos do Concelho de Sintra que, de alguma forma, se relacionam com a temática da água nas suas múltiplas vertentes.

Obras da coleção de Nadir Afonso, estão em exposição, “O Espaço Ilimitado da Pintura”, no MU.SA – Museu das Artes de Sintra. A mostra insere-se nas comemorações do centenário do nascimento do pintor, a 4 dezembro de 1920.

Domingo, dia 23 de março, pelas 15h00, a Casa dos Hipopómatos dinamiza, para miúdos e graúdos, a oficina de expressão dramática: “E se Fôssemos uma Jiboia?” com Carla Dias.

O Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas tem patente a exposição itinerante “Arqueologia em Portugal – Recuperar o Passado em 2017” até dia 4 de abril. A exposição contempla uma seleção das mais significativas descobertas arqueológicas realizadas em Portugal no ano de 2017 e que inclui, nesta edição, o “Sítio Arqueológico do Alto da Vigia”, cuja escavação tem sido desenvolvida pela equipa do museu.

No âmbito do programa “Encontros Artísticos”, o MU.SA – Museu das Artes de Sintra recebe este sábado, dia 23 de março, às 16h00, o artista plástico e performer Vitor Pi, para uma conversa/intervenção sob a temática, “A Arte é uma Mentira”.

Agricultores e Pastores da Pré-História – Testemunhos da Região de Sintra” é a mostra que está no Museu de Odrinhas, que reune mais de 500 objetos que testemunham a densa ocupação humana de Sintra durante a Pré-história recente, ou seja, desde meados do 6.º milénio (Neolítico antigo) até finais do 3.º milénio A.C. (Calcolítico final).

O Campeonato Distrital de Trampolim Individual e Trampolim Sincronizado disputa-se no pavilhão gimnodesportivo da Escola Básica Ferreira de Castro, em Mem Martins, este sábado, dia 23 de março, entre as 9h00 e as 19h45. Entrada livre.

  • Fotografia: Sociedade União Sintrense (SUS)