Da esquerda para a direita: Luís Henriques, Director do Agrupamento de Escolas, o jovem André Bolinhas, Francisco Rosado, Comandante dos Bombeiros e Luís Miguel Baptista, presidente dos Bombeiros de Agualva-Cacém

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém (AHBVAC), e o Agrupamento de Escolas de Agualva Mira Sintra (AEAMS), assinaram esta quarta-feira um protocolo de colaboração, que permite ao aluno, André Bolinhas, “concretizar o seu grande sonho: viver a emoção de ser bombeiro”.

A nova direção dos Bombeiros de Agualva-Cacém, tem procurando “estar cada vez mais aberta a toda a comunidade”, e assumir também o seu “carácter carácter de instituição inclusiva” e compromete-se, nos termos do referido protocolo, “a receber o aluno, proporcionando-lhe experiências variadas, essencialmente prático-funcionais que reforcem e dêem continuidade às áreas estabelecidas no seu Plano Individual de Transição”, explica Luis Miguel Baptista, ao SINTRA NOTÍCIAS.

A frequentar o 12.º ano, “o André é um jovem extraordinário que merece todo o apoio e amizade” destaca o Presidente da Associação de Bombeiros de Agualva-Cacém, confirmando a “disponibilidade manifestada, quer pela Direcção quer pelo Comando, acolhendo-o duas vezes por semana, para o cumprimento de um estágio de sensibilização que contará com o apoio técnico-pedagógico do AEAMS”.

Mais, “estamos, pois, todos empenhados, Escola e Bombeiros, na preparação do aluno para a vida pós-escolar, proporcionando, entre outras, experiências diversificadas em ambiente real de trabalho, no sentido de promover as condições ideais para a sua inclusão social e profissional”, sublinha Luis Miguel Baptista.

A formalização do protocolo, a cargo do Director do Agrupamento, Luís Henriques, e do Presidente da Direcção da Associação, Luís Miguel Baptista, teve lugar em acto próprio, nas instalações do Quartel-Sede, perante o jovem André e seus familiares, das técnicas que o acompanham, do Subdirector José Antunes, do Vice-Presidente Ângelo Sousa e do Comandante Francisco Rosado.

“Muito satisfeito e indisfarçavelmente orgulhoso” por envergar a farda de Bombeiro, o novo “recruta” posou de seguida para a fotografia ao lado dos “colegas” de serviço, “momento alto e não menos memorável. Bem-vindo, André!”, destaca o presidente dos Bombeiros de Agualva-Cacém, Luis Miguel Baptista.

À margem da notícia

Na verdade, a vida é feita destas pequenas coisas! Dos nossos livros preferidos e de tantas histórias, por ler e escrever. Reparar no que parece, à primeira vista, tão insignificante, pouco importante, pode ser afinal a solução para nos sentirmos mais preenchidos e felizes.

Tantas são as coisas e tantas são as pessoas que nos podem deixar um sorriso, se lhe dedicarmos algum tempo. O André, quer concretizar o seu grande sonho: “viver a emoção de ser bombeiro”.

Se ao jornalista lhe é permitido dar opinião, – que seja por mais esta vez -, dizer que os Bombeiros Voluntários de Agualva Cacém, só podem estar “indisfarçavelmente orgulhosos”, pelo exemplo de disponibilidade e atenção do seu Presidente e do seu Comandante.

Valorizar o que realmente tem valor!