Nas duas noites, evoca-se a música doméstica, prática muito popular desde meados do século XIX até inícios do século XX

O programa dos “Serões Musicais” prossegue esta sexta e sábado, dias 15 e 16 de março, desta vez, ao interior de um típico salão familiar do século XIX, no qual a execução de música em ambiente doméstico era prática corrente e o papel da mulher fundamental. Nestas ocasiões, a voz e o piano eram elementos centrais.

Nas duas noites, evoca-se a música doméstica, prática muito popular desde meados do século XIX até inícios do século XX, no âmbito da qual as famílias e grupos de amigos se reuniam, geralmente após uma refeição, para fazer música em conjunto, quase de improviso, em ambiente descontraído.

“No salão oitocentista: música vocal e para piano a várias mãos” serão os sopranos Rita Marques e Ana Franco, o meio-soprano Ana Ferro, bem como os pianistas Joana David, Nuno Margarido Lopes e João Paulo Santos. O repertório reunido inclui peças de Schumann, Meyerbeer, Hahn, Gounod, Fauré, Czerny, entre outros.

Com pesquisa musicológica a cargo de Luísa Cymbron e de João Paulo Santos, estes concertos reproduzem, assim, um quadro de época que oferece uma verdadeira viagem ao interior de um salão doméstico oitocentista.

Recorde-se, os Serões Musicais prolongam-se até 30 de março, todas as sextas-feiras e sábados, no Salão Nobre do Palácio da Pena, espaço com uma capacidade de 80 lugares.

“Música vocal e para piano a várias mãos” com os sopranos, Rita Marques e Ana Franco, o meio-soprano Ana Ferro, bem como os pianistas Joana David, Nuno Margarido Lopes e João Paulo Santos

Informações úteis:

Locais de venda: Bilheteiras da Parques de Sintra, FNAC, Worten, El Corte Inglés, Altice Arena, Media Markt, lojas ACP, rede PAGAQUI e Postos de Turismo de Sintra e Cascais.

  • Preço de bilhete por concerto: 15€
  • Preço de Bilhete Ciclo (7 concertos, nas datas: 1, 2, 8, 9, 15, 22 e 29/03): 89€
  • M/6

Online em www.parquesdesintra.pt e em www.blueticket.pt