Jornadas Teatro e Território no Centro Cultural Olga Cadaval

"Refletir sobre as dinâmicas culturais sintrenses e os impactos diretos e indiretos, económicos e sociais, que resultam da atividade regular das companhias de teatro do concelho", é o objetivo das Jornadas

Teatro

“Refletir sobre as dinâmicas culturais sintrenses e os impactos diretos e indiretos, económicos e sociais, que resultam da atividade regular das companhias de teatro do concelho”, é o objetivo das Jornadas do Teatro e Território, esta quarta feira, dia 13 de março, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

A Câmara de Sintra em conjunto com nove companhias de teatro profissionais do concelho de Sintra, Acusa Teatro, Byfurcação, Chão de Oliva, Musgo, Teatro Esfera, Teatromosca, Teatro Reflexo, Teatro TapaFuros e Valdevinos, organizam estas Jornadas Teatro e Território, momento de trabalho entre técnicos de cultura da autarquia, das juntas de freguesia e agentes culturais.

“Cooperação”, “parceria” e “rede” são palavras fundamentais nos discursos que, de algum modo, procuram refletir sobre as dinâmicas de desenvolvimento dos territórios ou sobre qualquer setor de atividade das sociedades contemporâneas.

A Cultura não é exceção e, na verdade, para os agentes do setor, este é mesmo cada vez mais um cenário onde se movimentam diariamente. Nesse sentido, a relação das estruturas teatrais com as autarquias tem vindo a ganhar um peso significativo ao longo dos anos, apresentando-se, cada vez mais, como uma base essencial tanto para o desenvolvimento socioeconómico sustentado das nossas cidades, como para a criação de um tecido teatral cada vez mais sólido e plural.

Programa:

No período da manhã, aberto ao público em geral:

  • Teatro e Território, com Vera Borges (ISCTE-IUL-Dinâmia’CET);
  • Comunidade e Públicos, com Sara Duarte (Publico vai ao Teatro/Teatro Meia Volta);
  • Programação e Gestão, Joana Gomes Cardoso (EGEAC);
  • Agentes Culturais e autarquias, José Rui Martins (ACERT);

No período da tarde, apenas para técnicos da autarquia e agentes culturais Sintrenses, continuaram os trabalhos em prol da identificação de desafios e oportunidades para a Cultura em Sintra e suas potências.

As inscrições AQUI, através do formuláriom